4 erros para você não cometer durante seu atendimento

Boa parte do sucesso de uma empresa vem da forma como ela trata os seus clientes, e isso independe de quem são eles. Seja a empresa uma multinacional que atua numa relação B2B ou uma empresa de varejo, que vende diretamente para o consumidor final, o fato é que o relacionamento é sempre a chave do negócio. É muito importante que o atendimento seja feito da forma correta, para que o contato que veio para sanar uma dúvida ou fazer um compra não acabe virando um problema ou uma oportunidade perdida.

Veja abaixo 4 erros comuns para você não cometer durante seu atendimento

Não deixe o cliente esperando

Não importa qual o meio de comunicação, a espera sempre será algo desagradável. Se o cliente entrou em contato buscando ajuda, é por que de fato ele está interessado em algum produto.

Quanto mais tempo demorar pra ser atendido, maior a chance de não ficar satisfeito, menor a chance de conversão e maior a chance do problema aumentar caso seja uma pós-venda.

Não postergue a solução do problema

Essa é principal reclamação dos usuários de SAC que não têm o seu problema resolvido no primeiro atendimento. Normalmente o que ocorre é a transferência do cliente para outra central, obrigando o mesmo a repetir diversas vezes as mesmas informações e fazendo com que o atendimento seja traumatizante.

Se isso acontecer, é bem provável que o cliente espalhe essa experiência ruim para muitas pessoas, o que vai prejudicar a imagem da empresa e criar uma crise de marca, especialmente falando das redes sociais.

Duvidar da reclamação do cliente

Muitas empresas, devido a falta de experiência em seu atendimento nos canais de comunicação digital, acabam por jogar a culpa no cliente, colocando à prova a forma como ele utilizou o produto ou serviço, até encontrar um possível erro. E outras vezes a reclamação é atendida, mas num tom de desconfiança, como se o cliente tivesse querendo tirar vantagem da empresa e a reclamação fosse atendida só como uma obrigação da empresa, não como um direito do consumidor.

Não avaliar a satisfação do cliente com o atendimento

Algumas empresas já utilizam do mecanismo de avaliação após a ligação ser encerrada ou mesmo uma pesquisa online depois de um atendimento presencial. Mas nem todas se preocupam em saber se a solução proposta foi a melhor para ambas as partes, visto que, muitas vezes, o cliente aceita a resolução apenas para não perder completamente o dinheiro investido em uma compra ou para poupar seu tempo.

Por isso é importante pesquisar a opinião do usuário e aplicar melhorias em relação ao que foi constatado.

Este artigo foi escrito pela Casa de Imagem, agência de marketing digital parceira da Contako. Estaremos sempre aqui no blog, compartilhando nosso conteúdo focado em marketing e publicidade para redes sociais, e-commerce e demais plataformas digitais.

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