4 formas de capturar leads no seu site ou blog

Capturar leads para um negócio online ou offline é a chave do sucesso para manter uma base fiel de clientes que possuem pleno interesse pela sua mercadoria, afinal, um contato que se torna lead está a um passo de realizar uma compra.

Mas transformar seu público em lead não é uma tarefa tão simples assim, é preciso atraí-lo, oferecendo conteúdo, informação e desenvolvendo um relacionamento duradouro dele com a sua marca.

Para isso, é preciso um trabalho de inbound marketing, que engloba todo o processo de atração, fidelização e transformação de um “curioso” em um potencial comprador e até defensor da sua marca.

Todo esse trabalho começa, em sua grande parte, nas redes sociais e blogs, através de conteúdo relevante, que entretenha o público e contribua no dia a dia dessas pessoas. Nesse momento de atração é possível fornecer algumas coisas essenciais para captar o contato desse público e trabalhar no seu futuro lead.

Hoje, existem algumas ferramentas disponíveis no mercado para que você consiga aumentar sua base de leads e, futuramente, de conversões. A Contako destaca 4 opções que vão te auxiliar neste processo.

Formulário de contato

A cada matéria ou artigo veiculado no seu blog ou site, tente englobar algum formulário para captar uma boa base de e-mails ou telefones. Ofereça algum suporte especializado, infográfico ou qualquer conteúdo gratuito e relevante, para que o cliente tenha interesse em entrar em contato com você. Posteriormente, você poderá trabalhar novos conteúdos que criem no lead a curiosidade e necessidade pelos seus produtos.

Assinatura de newsletter

Com o newsletter não tem erro: seu cliente vai ficar por dentro de todas as suas novidades, mas vale algumas ressalvas para não perder o contato. Hoje, algumas empresas se destacam no trabalho que fazem após captar o e-mail de seus clientes, oferecendo não só seus produtos, mas um rico conteúdo que envolvem seu mercado e a vida de seus clientes. É importante trabalhar demais assuntos além dos institucionais, isso fideliza o cliente e garante uma menor taxa de rejeição de e-mails, deixando o público interessado para a hora certa de aproveitar uma promoção, por exemplo.

E-books

Os e-books estão sendo uma das melhores estratégias para capturar leads e é um ótimo investimento para as empresas que querem se tornar referência naquilo que trabalham. Com o e-book, além de conseguir aumentar sua base de leads, sua marca ganha autoridade no assunto que aborda, no mercado que atua ou naquilo que promove na vida do consumidor. Vale lembrar que é importante que o e-book seja realmente relevante, bem escrito e carregado de informações extras e não somente do seu negócio. O e-book é um conteúdo que contribui com o cliente e não um catálogo da sua empresa.

Atendimento online (chat)

Para finalizar, claro que um bom atendimento, rápido, humanizado e que solucione dúvidas e problemas não pode ficar de fora da sua estratégia. Com um sistema de atendimento online, ou até mesmo nas respostas aos clientes nas redes sociais, é possível criar um relacionamento com seu público, transmitir a identidade da sua empresa e fidelizar novos consumidores, ou seja, capturar leads.

Todas essas estratégias devem andar em sintonia e ser aplicadas no seu planejamento de captação de leads, mas se importante se atentar a alguns detalhes importantes e extremamente cruciais para evitar problemas. Tenha sempre uma forma de descadastro em seu site ou e-mail marketing, nunca forneça dados dos cliente a terceiros ou parceiros e mantenha sigilo sobre eles.

Este artigo foi escrito pela Casa de Imagem, agência de marketing digital parceira da Contako. Estaremos sempre aqui no blog, compartilhando nosso conteúdo focado em marketing e publicidade para redes sociais, e-commerce e demais plataformas digitais.

Gostou? Então compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Um comentário em “4 formas de capturar leads no seu site ou blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *