4 formas de melhorar o engajamento do seu cliente e fidelizá-lo

Muitos empreendedores acham que seus assuntos com o cliente acabam depois que a venda é fechada. Porém, eles não poderiam estar mais enganados. Para manter uma base de leads sólida e uma renda estável para um negócio, um bom profissional precisa investir bastante no engajamento do cliente, tornando-o um comprador fiel.

Um lead engajado é aquele que tem maiores chances de continuar comprando com você no futuro. Isso significa que você precisará investir bem menos para captar este cliente novamente, otimizando seus investimentos de divulgação e venda. E para atingir esse resultado, basta entender como fazê-lo.

Para ajudar com esta tarefa, trouxemos aqui quatro dicas para engajar e fidelizar seu público de maneira eficiente. Confira!

1. Conteúdo relevante

O marketing de conteúdo já é um dos métodos mais utilizados para trabalhar o engajamento do cliente. Pense em como você retorna para os mesmos canais de vídeos, blogs e portais de notícias regularmente para buscar novos conteúdos. Se você oferecer algo assim em sua própria página, pode esperar um comportamento similar por parte dos seus leads.

Este tipo de investimento não é caro. Você pode começar um blog gratuitamente e testar diferentes formatos. Porém, ainda é importante que você estude bem o campo do marketing de conteúdo para melhorar suas chances.

2. Atendimento em diversos canais

Mesmo em pequenos negócios, estar disponível para seus leads em diversas frentes é uma forma simples e eficaz de aumentar seu engajamento. Por exemplo, se você oferece atendimento direto por chat, que é uma ferramenta muito mais utilizada hoje em dia, o cliente pode entrar em contato com mais facilidade. O mesmo vale para e-mail, rede social e e-commerce.

3. Mensagens personalizadas

Boa parte do engajamento do cliente vem da sensação de relevância que você transmite na presença dele. Em outras palavras, quanto mais especial o seu lead se sente, mais ele tende a confiar em sua marca e continuar retornando. Uma forma de atingir esse objetivo é criar mensagens personalizadas.

É evidente que você dificilmente terá tempo de escrever um e-mail individual para cada assinante da sua newsletter. Porém, nada impede de criar alguns modelos para cada seguimento do seu público, inserindo o nome individual do cliente em pontos-chave. É uma forma barata e simples de criar mensagens únicas para cada lead.

4. Promoções e interações ativas

No fim das contas, um cliente só é engajado quando está ativamente buscando seu negócio. Para isso, você deve oferecer algumas oportunidades de contato entre marca e público, como pequenas promoções, enquetes e outros pontos de contato mais informais.

Por exemplo, uma promoção em suas redes sociais pode pedir apenas que o lead curta sua página e compartilhe uma imagem. É um pedido pequeno, mas que já estabelece o primeiro contato entre o cliente e a empresa.

Com essas dicas em mente, você pode começar a investir melhor no engajamento do cliente com sua marca e melhorar seu faturamento de uma vez por todas! E se quiser ainda mais dicas, leia nosso artigo sobre como melhorar sua pesquisa de atendimento ao cliente!

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