4 formas do chat online otimizar a gestão de atendimento ao cliente

De onde é importante coletar dados para otimizar a gestão de atendimento ao cliente? Se você respondeu do próprio setor de atendimento ao cliente, acertou! Afinal, só assim é possível analisar os processos, bem como os padrões, sua evolução e o resultado final dos produtos.

Por isso, colocá-la em prática requer dar atenção a todos os setores de atendimento, especialmente ao chat online. A importância da gestão para as empresas está ligada ao melhor aproveitamento do tempo, ganho de velocidade e de qualidade no serviço, mais assertividade na tomada de decisões, priorização das atividades e conquista de um monitoramento mais efetivo dos indicadores de performance.

Você acredita que simplificar e personalizar o suporte pode ajudar na solução de dúvidas imediatas e promover mais conversão e vendas? Então, confira 4 funcionalidades do chat online para melhorar a gestão de atendimento ao cliente.

1. Gerenciamento da comunicação em um único sistema

O chat online é um modelo de comunicação em que os usuários esclarecem as suas dúvidas interagindo com um agente. A conversa é realizada via navegador por mensagens instantâneas.

Assim, a geração de relatórios é uma das suas vantagens. Na telefonia, isso também é possível, mas com mais dificuldade e preço alto. Já no atendimento online, tal questão é muito simples.

Além de ajudar no controle, dá para ver quantos usuários cada profissional atendeu, quais departamentos têm mais demandas, quais foram os clientes atendidos, suas principais dúvidas e tudo o mais que você precisar saber em um único sistema.

2. Integração de processos entre os setores 

Profissionais que desenvolvem atividades diferentes podem interagir com o cliente numa mesma janela do chat. Portanto, eles economizam tempo e traz solução mais rápida ao usuário.

Isso permite que os processos sejam integrados entre os setores, como Marketing, Vendas, Estoque, entre outros. Dessa forma, a gestão de atendimento ao cliente fica mais fácil, possibilitando que o gestor execute ações pontuais em cada departamento, a fim de aumentar sua performance.

3. Geração de relatórios

A funcionalidade de gerar relatórios por meio do chat online talvez seja a principal ferramenta para otimizar a gestão. Toda vez em que um contato via chat tem início, é aberto um registro (ticket de atendimento) automático no sistema, o que ajuda a empresa a ter controle sobre suas informações.

Em seguida, um histórico é criado para cada cliente, permitindo identificar padrões comportamentais na performance dos agentes e antecipar ações para superar expectativas.

4. Aceleração do ciclo de vendas

Quando o cliente é atendido por meio de chamada telefônica, ele fica mais propenso a desistir do contato do que outro que usa o chat. O tempo de espera no atendimento por telefone é maior, uma vez que utiliza um sistema de reconhecimento de opções que pouco auxilia no entendimento.

Outro fator a ser destacado é a objetividade inerente à conversa do chat online. O consumidor tem as informações necessárias para comprar um produto ou contratar um serviço sem intercorrência de dupla interpretação. Tudo o que ele precisa saber é transmitido com clareza, assim, toma sua decisão com mais tranquilidade e segurança.

Com um ciclo de vendas rápido e objetivo, é possível notar a melhoria dos resultados da empresa, que passa a ter mais tempo para resolver questões pertinentes a sua estratégia.

Portanto, ao adotar esse sistema de atendimento, a marca é capaz de conhecer melhor o cliente e, com isso, consegue criar ações de marketing adequadas, fazer vendas no tempo e quantidades corretas e controlar a qualidade, garantindo a máxima satisfação do usuário.

O resultado é uma gestão de atendimento ao cliente qualificada e profissional, como oferecemos na Contako. Temos um sistema de atendimento online (chat) que permite a interação entre cliente e fornecedor no momento em que ele se interessa ou utiliza o produto. Solucionamos possíveis dúvidas ou problemas e promovemos venda ou pós-venda de maneira simples e saudável no próprio site.

Se você gostou das funcionalidades que o chat da Contako oferece, faça o teste gratuito do software agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.