4 funcionalidades essenciais que o chat online da sua empresa precisa ter

O atendimento virtual é uma tendência cada vez mais forte dentro de todas as empresas. Em vez de apenas responder seus clientes por telefone ou e-mail, o que costuma consumir bastante tempo, você pode adotar alternativas mais eficientes com as funcionalidades de um chat online.

Como você já deve saber, uma ferramenta de chat é a maneira mais conveniente de se comunicar através da internet. Não exige muito de nenhum aparelho e pode ser respondido rapidamente ou em algumas horas, caso o contato ocorra fora do horário comercial. Mas, para que esse recurso valha a pena, é preciso ter os complementos certos.

Está interessado em adotar essa solução para o seu site? Então veja aqui 4 funcionalidades de um chat online que você não pode deixar de lado:

1. Personalização de design

Sempre que possível, é interessante que seus clientes reconheçam sua empresa em tudo que ela faz. Seja nos produtos, embalagens, cartões de visita, site ou no atendimento ao cliente, e isso inclui o seu chat online. Se o design for de uma cor diferente da sua marca, por exemplo, você já terá mais problemas com a consistência da sua imagem.

Em geral, toda ferramenta de chat possui, no mínimo, uma opção de mudança de cores. Porém, isso nem sempre é o suficiente. Você pode querer adicionar sua logo em algum canto, alterar as bordas ou algum ícone. Se a ferramenta possuir essa funcionalidade, já conta muitos pontos.

2. Alta responsividade em várias plataformas

Dentre as funcionalidades de um chat online, essa é, de longe, a mais importante. Com a popularização da tecnologia digital, se tornou quase impossível prever qual sistema operacional, tipo de máquina ou navegador será utilizado para acessar seu site. Se o chat não for compatível, você pode deixar um cliente insatisfeito, o que pode acarretar em sua perda.

Antes de escolher, faça alguns testes. Acesse o chat de vários aparelhos diferentes e veja se tudo funciona direito: letras no lugar certo, facilidade de ler, editar e reescalar etc. Se não for fácil para você, certamente não será para nenhum cliente.

3. Formulário e cadastro

Se tudo ocorrer de forma ideal em um primeiro atendimento, você não vai querer encerrar o contato no chat. A boa comunicação pode levar aquele potencial consumidor a se tornar um cliente em algum momento!

Para que isso ocorra da melhor maneira, é importante ter alguma forma de captar seus dados rapidamente, através de um formulário. Felizmente, é possível encontrar esse recurso entre as funcionalidades de um chat online. Pode parecer uma diferença pequena, mas ela será bem relevante ao longo do tempo.

4. Atendimentos simultâneos

Você definitivamente não quer estar limitado a um cliente por vez. Quanto mais pessoas forem atendidas de cada vez, mais eficiente será seu atendimento. E, para isso, a ferramenta de chat precisa de uma funcionalidade específica.

Não é questão apenas de poder responder a várias pessoas, mas sim de ter múltiplos atendentes respondendo a diversos contatos. Dessa forma, você pode ter uma equipe completa usando o mesmo recurso de contato.

Agora você já entende a importância das funcionalidades de um chat online. Sendo assim, que tal adotar essa solução agora mesmo? Entre em contato conosco e veja como ter uma ferramenta de chat virtual de qualidade.

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