5 dicas para melhorar a experiência do cliente no ambiente online

O site e os perfis da sua empresa nas redes sociais são o seu cartão de visitas na internet. Por isso, é muito importante que você não descuide da experiência do cliente ao usar esses canais.

Certamente você não quer que a imagem da sua empresa seja prejudicada por detalhes tão básicos e significativos. Mas o que fazer para melhorar a experiência do seu cliente?

Confira nossas 5 dicas que ajudarão a sua empresa a tornar a visita ao seu site ainda melhor:

1. Garanta um perfeito funcionamento de seu site

O primeiro passo, para melhorar a experiência do cliente no ambiente online, é garantir que o site de sua empresa funcione corretamente. O cliente precisa encontrar as informações que procura de forma rápida, fácil e independentemente do meio que utiliza para acessar a sua página.

Por isso, é fundamental que você invista na construção de um site responsivo, que se adapte bem a qualquer formato de tela. Faça uma boa integração com as redes sociais, permitindo que o cliente encontre várias opções de contato com sua empresa.

Assim você permite que todos os visitantes de sua página tenham uma ótima experiência de navegação, melhorando a imagem de sua marca no mercado.

2. Deixe todas as opções de contato visíveis

Uma das maiores reclamações dos clientes é a dificuldade de encontrar opções de contato com a empresa, principalmente quando buscam solucionar um problema urgente.

Por isso, o ideal é que você disponibilize, em um local visível, todas as opções de contato de sua empresa, seja e-mail, telefone ou até o seu chat online. Isso deixará seus clientes muito mais seguros!

Porém, tenha em mente que não é suficiente oferecer várias opções de contato ou criar uma central de atendimento, se você não for capaz de responde-los de forma rápida e objetiva. Para isso, veja a dica seguinte.

3. Automatize a sua comunicação

A tecnologia é uma grande aliada para as empresas que desejam melhorar a experiência de seus clientes no ambiente online. Utilizando as ferramentas de automação de marketing é possível programar o envio de mensagens de maneira automática, para o seu cliente.

No momento em que ele executar alguma ação específica, como a solicitação de contato ou o registro de uma reclamação, você lhe oferece um retorno imediatamente. Assim, você garante uma nutrição de leads eficiente, o que efetiva a experiência do cliente no seu site.

4. Antecipe os problemas que prejudicam a experiência do cliente

Se sua empresa deseja melhorar a experiência do cliente em suas interações, é fundamental que você esteja preparado, não apenas para solucionar dúvidas e receber elogios, mas também, para ouvir duras críticas e oferecer suporte para a solução de quaisquer problemas que possam surgir aos seus clientes.

Melhor ainda, se você for proativo e identificar os problemas, antes mesmo, do cliente fazer contato com sua empresa. Isso surpreenderá o consumidor e criará uma imagem positiva de sua marca, enfatizando a preocupação com a satisfação do seu cliente.

5. Ofereça um sistema de atendimento via chat

Se o seu cliente está fazendo contato com sua empresa através da internet, o ideal é que você esteja preparado para atendê-lo em tempo real, no ambiente online em que ele se encontra.

Exigir que o cliente faça uma ligação para sua central de atendimento, ou preencha um formulário para receber um contato posterior, pode ser muito prejudicial para sua marca, deixando o cliente frustrado com sua empresa.

Para evitar esse tipo de problema, uma ótima saída é oferecer um sistema de atendimento via chat, no qual um profissional de atendimento será capaz de tirar todas as dúvidas o cliente, antes dele abandonar a página. Essa estratégia é ainda mais eficiente em lojas online, ajudando a aumentar as vendas através do contato com o vendedor.

Agora que você já sabe o que pode fazer para melhorar a experiência do cliente no ambiente online de sua empresa, curta a nossa página no Facebook e acompanhe outras dicas exclusivas para melhorar a estratégia de marketing de sua organização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.