5 técnicas incríveis para atendimento de vendas pela internet

Você está satisfeito com a sua frequência de vendas pela internet? Demora no atendimento, falta de resposta ou desconhecimento dos produtos por parte dos próprios atendentes podem ser as causas de reclamações para esse setor e até de vendas não concluídas.

Para se certificar de que os usuários estejam felizes antes, durante e depois de uma compra, a área de atendimento precisa funcionar muito bem. Para ajudar você a fazer isso, preparamos este artigo com 5 técnicas para atendimento online. Confira!

1. Monitore a jornada do cliente durante as vendas pela internet

De onde os seus clientes estão vindo? Quais dos seus conteúdos eles acessam antes de fazer uma compra? Eles costumam abandonar produtos no carrinho? Por quê? Uma das técnicas de atendimento é monitorar a jornada do cliente e entender seus hábitos dentro e fora do site.

Com base nessas informações, sua equipe estará mais preparada para atender, responder dúvidas e até convencer o público a comprar determinado produto. O próprio tom utilizado pelos funcionários durante a conversa poderá ser moldado de acordo com essas informações, tornando o atendimento muito mais efetivo.

2. Crie uma boa experiência omnichannel

Usuários pesquisam e interagem com empresas em diversas plataformas e redes sociais: conhecem um produto pelo site, veem um vídeo de análise pelo Youtube e analisam feedback de clientes no Facebook, por exemplo.

Por isso, é interessante que a sua empresa foque em trazer um atendimento padronizado e interligado em diferentes plataformas. Essa atitude trará facilidade para os atendentes, que terão um histórico mais detalhado das interações entre o cliente e a empresa. Também trará mais praticidade ao usuário, que terá retorno rápido.

3. Não se esqueça do atendimento mobile

De acordo com o IBGE, 69% dos brasileiros já acessam a internet pelo celular. Isso significa que grande parte dos seus clientes pode estar visitando o seu site por meio de um smartphone. Logo, você precisa garantir que eles terão uma boa experiência navegando pela página, tanto por um computador quanto por um aparelho mobile.

Certifique-se de que o seu site conta com layout e janelas de conversa responsivos, além de garantir que não tenha muitos elementos que possam deixar o carregamento lento. Também solicite feedbacks para verificar o que mais pode ser melhorado na experiência do consumidor.

4. Oriente os seus funcionários a responderem rapidamente

Uma das principais reclamações vindas de pessoas que utilizaram atendimentos via telefone ou e-mail é de que o retorno dos atendentes é muito demorado. Oriente os seus funcionários a responder de forma rápida e simples às perguntas feitas pelos clientes.

Por procurarem um chat ou atendimento via redes sociais, as pessoas esperam que suas dúvidas sejam tratadas como emergência. Ter esse objetivo atendido pode ser um fator decisivo para a compra de determinado produto ou serviço.

5. Utilize ferramentas para promover a interação com o cliente

É muito importante promover interação entre a empresa e o cliente com publicações nas redes sociais ou no próprio atendimento. Para isso, utilize serviços e ferramentas que facilitem ainda mais o contato entre marca e consumidor.

Um dos recursos disponibilizados pelo Contako é o de App Android, no qual é possível atender os clientes e conversar com o restante da equipe de atendimento diretamente de um smartphone. Desta forma será possível atender o seu cliente de onde estiver.

Agora, conhecendo essas 5 técnicas para atendimento em vendas pela internet, você poderá começar a colocá-las em prática para fazer com que seus consumidores se sintam especiais e ouvidos.

Entre as ferramentas que mais têm gerado resultados estão os chats online, que permitem o atendimento ao vivo diretamente do seu site. Quer saber se é a hora perfeita para investir nesse recurso? Leia o nosso artigo sobre o assunto e descubra!

 

  • técnicas para atendimento; vendas pela internet

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