Descubra como diminuir abandono de carrinho do seu ecommerce!

Um dos grandes desafios dos gestores de e-commerce é o abandono de carrinhos antes do pagamento. Esse abandono é frustrante para as duas partes envolvidas: para o cliente, que deixa de comprar o seu produto e para o e-commerce, que perde uma venda.

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O abandono recorrente de carrinho é sintoma de algo que não está “ok” com sua loja virtual e mapear esses problemas é de suma importância. Neste post, vamos entender o que leva um cliente a abandonar um carrinho no e-commerce e como evitar esse tipo de problema. Confira!

O que é o abandono de carrinho?

De maneira objetiva, podemos definir o abandono de carrinho como o ato de um usuário ao navegar por uma loja virtual, adicionar produtos ao carrinho e, por uma série de motivos, que veremos mais à frente, não fazer o pagamento da compra no ato e nem depois.

Esse tipo de abandono sempre acontecerá, afinal, uma pessoa pode desistir de uma compra, esquecer ou simplesmente abandonar por outros motivos. O grande problema é quando isso se torna recorrente, prejudicando o faturamento da loja e tornando as operações inviáveis. Nesse cenário, a solução é descobrir os motivos e criar as soluções para diminuir esse problema.

Quais são os motivos que levam ao abandono dos carrinhos e como resolvê-los?

Há uma série de fatores que podem levar um cliente a abandonar um carrinho e, geralmente, são pequenos fatores, que são cruciais para o fechamento das contas. O entendimento dos motivos que levam um cliente a abandonar um carinho no e-commerce deve partir do mapeamento da jornada que o cliente faz até chegar na tela de checkout. Veja a seguir os principais motivos e as soluções.

Frete elevado

Vamos a um exemplo de jornada: o cliente entra na loja virtual, encontra produtos com preços interessantes, adiciona ao carrinho e, na hora do checkout, se assusta com o preço exorbitante do frete. Resultado, toda economia que ele achou que teria com os produtos, será perdida com o frete.

Se esse é o motivo pelo qual os seus clientes estão abandonando o carrinho, talvez esteja na hora de rever a sua forma de envio. Tente achar alternativas mais baratas ou negociar com as empresas de encomendas e frete. É importante achar um meio termo para que essa conta não fique alta nem para você e nem para o cliente.

Excesso de burocracia no checkout

Outro problema que acaba fazendo com que muitos carrinhos cheios fiquem pelo meio do caminho é o excesso de burocracia no checkout. Com a internet se tornando um meio cada vez mais dinâmico e veloz, ficar prendendo o cliente e levar ele por um labirinto de hiperlinks pode fazer com que a maioria desista da compra.

Por isso, na hora de projetar a sua tela de checkout, foque na experiência do usuário e priorize os modelos que tornam a navegação mais intuitiva e ágil.

Falta de confiança no site

“A mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”. A frase de Júlio César, apesar de ser do ano de 63 antes de Cristo, pode ser encaixada perfeitamente em nossos tempos modernos.

O seu e-commerce, além de ser de fato confiável, precisa sinalizar para o cliente que é, caso contrário, se ele tiver um resquício de dúvidas, o carrinho será abandonado. Por isso, é tão importante o uso dos selos de segurança e de um bom certificado SSL, para não deixar margem de dúvidas que o cliente está em um ambiente em que ele pode confiar.

Poucas opções de pagamento

O último motivo que abordaremos é outro clássico, pois o cliente, na maioria das vezes, só descobrirá que não poderá fechar a compra no checkout e, adeus carrinho cheio. Apresentar a maior diversidade possível de métodos de pagamentos é uma excelente maneira de reduzir o risco de abandono.

Como vimos, o abandono de carrinho no e-commerce é um problema que demanda uma série de análises para ser sanado, porém, cada minuto e dinheiro investido nessa prevenção será colhido com o aumento das vendas e da satisfação do consumidor.

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