Afinal, como otimizar o atendimento ao paciente por meio da tecnologia?

Para que uma clínica ou consultório tenha uma boa reputação com os seus clientes, é necessário que a instituição esteja presente na internet e saiba utilizar as tecnologias disponíveis para otimizar o atendimento e interação entre a empresa e seu público. Ao perceber a importância e atenção recebida durante os primeiros contatos, mais fácil será a conversão do usuário em cliente, que poderá, inclusive, divulgar o bom serviço com pessoas próximas.

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Independente do tamanho ou desejo de alcance da sua empresa, o seu público está constantemente na internet e, por isso, o seu negócio também precisa estar presente nela. Nesse texto, você aprenderá como melhorar o atendimento ao paciente por meio da tecnologia, além de conhecer algumas ferramentas que poderão auxiliar nesse processo. Confira!

Chat

Imagine que o seu cliente em potencial está navegando pelo seu site e um certo produto chama sua atenção. Ele decide comprá-lo, mas antes, ficou com dúvidas sobre os modos de pagamento oferecidos pela empresa. Procurar pelo e-mail ou redes sociais da empresa levará tempo, além de não ter a garantia de que será respondido rapidamente.

Ao implementar um chat online em seu site, os usuários terão maior praticidade para tirar dúvidas ou reportar problemas para a sua equipe de atendimento. Ao terem uma boa experiência nesse setor, eles não só ficarão inclinados a comprar com a sua empresa, como também divulgarão o bom serviço oferecido. De acordo com a Invesp, 73% dos usuários afirmam que o chat online é a melhor forma de conversar com as empresas.

Messenger

Atualmente, o Facebook é a rede social mais utilizada no mundo, e pode ser a maneira mais fácil para o paciente entrar em contato com você. Desse modo, criar uma página no Facebook com um serviço de bot, que responda as principais dúvidas do seu público — horário de atendimento ou qual o serviço prestado pelo consultório ou clínica, por exemplo — fará com que ele obtenha, de forma rápida e satisfatória, a informação que precisa.

Entretanto, para incrementar ainda mais o atendimento ao paciente, é importante ter um profissional sempre disponível em horário comercial, para que ele responda perguntas mais complexas ou específicas de forma personalizada e humanizada. Também é fundamental que o atendente tenha conhecimento sobre o funcionamento da empresa e que consiga se comunicar com o usuário em um tom padronizado.

WhatsApp

Outra rede social bastante utilizada é o WhatsApp, justamente pela sua praticidade e rapidez na comunicação com outras pessoas. Muitos setores de atendimento têm investido nesse serviço para promover um atendimento rápido, que ainda conta com a possibilidade de envio de fotos, vídeos e áudios, de maneira quase instantânea.

É possível ainda enviar para seus pacientes informações sobre a clínica ou consultório — como mudanças no funcionamento ou necessidade de adiar uma consulta — além de fornecer descontos ou promoções, o que aumentará o engajamento com o seu público e promoverá a sua fidelização.

Omnichannel

Imagine se o seu cliente pudesse receber o resultado de um exame diretamente pelo celular? Utilizando uma estratégia de Omnichannel, é possível interligar diferentes canais de comunicação, fazendo com que a experiência do paciente com o consultório seja mais prática para ambos os lados.

O Omnichannel também pode ser utilizado no atendimento, de modo que as dúvidas vindas de diversas redes sociais e canais de comunicação online sejam agrupados em um único local, o que possibilitará que os atendentes consigam responder aos questionamentos de forma muito mais rápida.

Portanto, entender bem como melhorar o atendimento ao paciente a partir da tecnologia é uma forma de proporcionar mais praticidade ao seu paciente e para a sua equipe de atendimento. Um cliente bem atendido sempre escolherá os seus serviços quando precisar, além de divulgar a sua boa experiência para outras pessoas.

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