Afinal, como otimizar o atendimento ao paciente por meio da tecnologia?

Para que uma clínica ou consultório tenha uma boa reputação com os seus clientes, é necessário que a instituição esteja presente na internet e saiba utilizar as tecnologias disponíveis para otimizar o atendimento e interação entre a empresa e seu público. Ao perceber a importância e atenção recebida durante os primeiros contatos, mais fácil será a conversão do usuário em cliente, que poderá, inclusive, divulgar o bom serviço com pessoas próximas.

Independente do tamanho ou desejo de alcance da sua empresa, o seu público está constantemente na internet e, por isso, o seu negócio também precisa estar presente nela. Nesse texto, você aprenderá como melhorar o atendimento ao paciente por meio da tecnologia, além de conhecer algumas ferramentas que poderão auxiliar nesse processo. Confira!

Chat

Imagine que o seu cliente em potencial está navegando pelo seu site e um certo produto chama sua atenção. Ele decide comprá-lo, mas antes, ficou com dúvidas sobre os modos de pagamento oferecidos pela empresa. Procurar pelo e-mail ou redes sociais da empresa levará tempo, além de não ter a garantia de que será respondido rapidamente.

Ao implementar um chat online em seu site, os usuários terão maior praticidade para tirar dúvidas ou reportar problemas para a sua equipe de atendimento. Ao terem uma boa experiência nesse setor, eles não só ficarão inclinados a comprar com a sua empresa, como também divulgarão o bom serviço oferecido. De acordo com a Invesp, 73% dos usuários afirmam que o chat online é a melhor forma de conversar com as empresas.

Messenger

Atualmente, o Facebook é a rede social mais utilizada no mundo, e pode ser a maneira mais fácil para o paciente entrar em contato com você. Desse modo, criar uma página no Facebook com um serviço de bot, que responda as principais dúvidas do seu público horário de atendimento ou qual o serviço prestado pelo consultório ou clínica, por exemplo fará com que ele obtenha, de forma rápida e satisfatória, a informação que precisa.

Entretanto, para incrementar ainda mais o atendimento ao paciente, é importante ter um profissional sempre disponível em horário comercial, para que ele responda perguntas mais complexas ou específicas de forma personalizada e humanizada. Também é fundamental que o atendente tenha conhecimento sobre o funcionamento da empresa e que consiga se comunicar com o usuário em um tom padronizado.

WhatsApp

Outra rede social bastante utilizada é o WhatsApp, justamente pela sua praticidade e rapidez na comunicação com outras pessoas. Muitos setores de atendimento têm investido nesse serviço para promover um atendimento rápido, que ainda conta com a possibilidade de envio de fotos, vídeos e áudios, de maneira quase instantânea.

É possível ainda enviar para seus pacientes informações sobre a clínica ou consultório como mudanças no funcionamento ou necessidade de adiar uma consulta além de fornecer descontos ou promoções, o que aumentará o engajamento com o seu público e promoverá a sua fidelização.

Omnichannel

Imagine se o seu cliente pudesse receber o resultado de um exame diretamente pelo celular? Utilizando uma estratégia de Omnichannel, é possível interligar diferentes canais de comunicação, fazendo com que a experiência do paciente com o consultório seja mais prática para ambos os lados.

O Omnichannel também pode ser utilizado no atendimento, de modo que as dúvidas vindas de diversas redes sociais e canais de comunicação online sejam agrupados em um único local, o que possibilitará que os atendentes consigam responder aos questionamentos de forma muito mais rápida.

Portanto, entender bem como melhorar o atendimento ao paciente a partir da tecnologia é uma forma de proporcionar mais praticidade ao seu paciente e para a sua equipe de atendimento. Um cliente bem atendido sempre escolherá os seus serviços quando precisar, além de divulgar a sua boa experiência para outras pessoas.

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