Afinal, como otimizar o atendimento da minha empresa?

Se há uma pergunta que o empreendedor faz o tempo todo é: como melhorar o atendimento da minha empresa? Mais do que um diferencial para fechar negócios, essa melhora tem se tornado um requisito de sobrevivência. O consumidor tem acesso quase irrestrito às informações sobre produtos e serviços, além de muitas opções de compra.

Sem um bom atendimento, que seja ágil e eficiente, o investimento em atração de clientes pode ser desperdiçado com um baixo índice de conversão de vendas. Por isso, separamos algumas das práticas eficazes para aprimorar o atendimento. Confira!

Alinhe o atendimento com a jornada de compra

A jornada de compra é o caminho que o consumidor percorre desde o primeiro contato com a sua marca até a efetivação da compra. Nesse trajeto, são expressos os hábitos e o comportamento dos clientes que, se considerados no atendimento, melhoram os resultados e o nível de satisfação dos potenciais compradores.

Quando os seus processos de atendimento e o seu script são desenhados com base em pesquisas sobre o perfil dos seus clientes, seus hábitos, comportamentos e a jornada de compra, o processo fica mais natural e estimulante para ele.

Foque na experiência de compra

Nesse processo, não basta entregar um produto ou serviço que resolva o problema do consumidor, o próprio processo de compra deve ser satisfatório. Desse ponto de vista, cada detalhe e momento de interação com o seu potencial cliente é uma etapa na construção de uma experiência encantadora.

Além de influenciar a percepção de qualidade de atendimento, essa prática fortalece o relacionamento com o cliente, o que resulta em um maior engajamento dele com a marca. Como resultado, ele tende a se manifestar de forma positiva sobre a sua empresa por meio de depoimentos, avaliações e indicações.

Invista no omnichannel

Parte das mudanças no comportamento do consumidor envolve a adoção de vários canais de compra e atendimento. A percepção desse hábito fez com que várias empresas passassem a oferecer um atendimento multicanal, ou seja, no qual é possível fazer contato por vários meios, como aplicativos, sistemas de autoatendimento, atendimento online e assim por diante.

Contudo, esse formato evoluiu para o modelo omnichannel, que consiste em um atendimento multicanal integrado. Nesse sistema, cada canal tem acesso às informações de interações e documentos gerados nos outros, o que permite prestar um atendimento de continuidade.

As ações mais eficientes desse tipo de atendimento dão a sensação de um atendimento único para o cliente, como se ele fosse atendido pela mesma pessoa, que sabe exatamente o que ocorreu nas outras etapas.

Preste atendimento online

A agilidade é um aspecto altamente valorizado pelos consumidores e o oposto também ocorre, ou seja, se um cliente demorar a encontrar a informação de que precisa no seu site, por exemplo, vai procurar o concorrente.

O atendimento online oferece auxílio imediato. Com esse recurso, é possível tirar dúvidas, estimular ações e levantar informações. Além disso, o sistema opera de modo integrado e tem funções de automação.

Essas foram as nossas dicas para ajudar você a responder à pergunta que mencionamos no início deste artigo: “como melhorar o atendimento da minha empresa?” Ao aplicá-las, não se esqueça de monitorar os resultados com base em indicadores. Eles vão permitir a identificação de gargalos e oportunidades para melhorar o desempenho continuamente.

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