Afinal, o que é um script de vendas e qual é a sua utilidade?

O script de vendas é um guia muito importante para a área comercial, especialmente porque exerce sua influência na fase final do fluxo de compra. Sendo assim, imagine um potencial comprador que teve um primeiro contato com a marca da empresa em razão de alguma ação promocional.

Depois dessa primeira interação, ele foi trabalhado de acordo com a estratégia, que despertou a consciência dele para um problema com o qual convive. Por isso, ele busca uma solução que pode ser proporcionada pelo seu produto ou serviço até que, finalmente, chega o momento de abordá-lo para fechar um negócio.

É nesse estágio que o script será usado. Se essa etapa não for bem executada, todo o esforço empregado para que o cliente migrasse de etapa em etapa pode ser perdida, o que aumenta o seu custo de aquisição de clientes e diminui os resultados.

Há algo mais importante do que diminuir custos e, ao mesmo tempo, aumentar as vendas? Confira nossa postagem e saiba como garantir esses benefícios!

O que é o script de vendas?

Basicamente, um script de vendas é como um roteiro que exemplifica o padrão de atendimento que a equipe deve adotar. Com base no perfil de seu público e nas melhores técnicas de persuasão e negociação, é possível redigir um texto padrão para ser utilizado nas interações com o cliente.

Isso não significa que o seu time deve repetir o texto exatamente como redigido, pois ele pareceria um robô para o cliente. Por outro lado, seus colaboradores têm um guia para se basear e não esquecer os principais pontos que precisam abordar, além de um detalhamento sobre como fazer isso.

Quais as vantagens de sua utilização?

Uma das principais vantagens de utilizar um script de vendas é conseguir estabelecer um padrão de atendimento. Como ele é definido com base na abordagem que oferece mais resultado, isso permite replicar as ideias e comportamentos dos profissionais mais eficientes com todos os outros.

Além disso, o script serve de modelo para treinamentos. Você pode fazer simulações de atendimento nas quais os colaboradores aplicam o roteiro com suas próprias palavras, até que ele fique natural e, preferencialmente, intuitivo.

Como otimizar o seu script?

O primeiro aspecto para elaborar um bom script é conhecer bem o público, com base no feedback deles. Por exemplo, se você adotar uma linguagem exageradamente formal com clientes que não gostam dela ou não a entendem, o resultado será ruim.

Em seguida, elabore seu roteiro com base no que funciona na prática. Quanto mais referências você usar de técnicas de persuasão e de práticas de sucesso registradas no seu histórico de atendimento, melhor será o resultado.

Por ultimo, nunca considere um script definitivo. Ele sempre pode melhorar com novas ideias e, muitas vezes, com pequenas alterações. Além disso, as equipes precisam ser lembradas sobre ele o tempo todo, pois tendem a fazer adaptações e mudanças com o tempo.

Sendo assim, se essas alterações estiverem funcionando, você pode incorporá-las. Do contrário, precisa organizar treinamentos e reuniões de reciclagem para substituí-las por práticas eficientes.

Para concluir, precisamos fazer um alerta. Sua ação comercial terá melhores resultados de acordo com o desempenho geral de suas ações e não apenas em uma etapa ou outra. Por isso, você precisa de recursos de apoio em toda a jornada do cliente, inclusive e especialmente de sistemas que permitam automatizar tarefas.

Isso permite que sua equipe foque em atividades nas quais consegue fazer mais diferença e não em tarefas mecânicas, burocráticas ou repetitivas, que podem ser melhor e mais rapidamente executadas por sistemas com essa função.

Nesse contexto, o seu script de vendas funciona melhor quando suportado por tecnologia aplicada ao atendimento. Ao mesmo tempo, também serve de parâmetro para a configuração dos sistemas utilizados pela empresa.

Por isso, complemente as informações desta postagem com um conteúdo adicional. Ele ensina como escolher o melhor software de atendimento ao cliente.

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