Afinal, qual o papel do pós-venda na fidelização de clientes?

Pós-venda é o nome dado a todo o processo de acompanhamento, atendimento e orientação que o cliente recebe após o produto ou serviço ter sido comprado. De modo geral, uma rede ou política de pós-venda busca fornecer meios para que o consumidor consiga aproveitar da melhor forma possível a compra feita.

Assim, esse processo é uma forte arma para a fidelização de clientes na medida em que consegue suprir as necessidades da clientela e abrir um canal para o relacionamento. Por esse motivo, entender de pós-venda é essencial para ganhar a confiança dos consumidores e se destacar no mercado.

Que tal conhecer um pouco mais sobre esse assunto? É sobre isso que vamos falar hoje. Confira!

Por que devo me preocupar com o pós-venda?

Mesmo depois de terminar uma compra, o cliente pode passar por vários problemas no manuseio do produto comprado, ou na utilização do serviço contratado. Em alguns casos existem dúvidas sobre a instalação e cuidados necessários; em outros, o produto pode apresentar defeito e ser necessária uma troca.

Caso o cliente tenha o espaço para entrar em contato com a empresa — ou a própria companhia forneça esse canal por meio de mensagens e ligações —, é muito mais fácil garantir que a pessoa fique satisfeita. Afinal, uma conversa pode evitar muito transtorno para ambos os lados.

Como o chat online pode ajudar no pós-venda?

Como falamos, uma das coisas mais importantes para um pós-venda de qualidade é o canal de comunicação. O cliente precisa contar com meios fáceis de contatar a empresa, permitindo que ele fale diretamente com os responsáveis e evitando mediadores prejudiciais para a reputação da companhia e para a paciência do consumidor, como é o caso dos canais públicos de reclamação.

Assim, o chat online é uma opção genial para esse serviço: o cliente entra no site e fala diretamente com os atendentes, sem precisar perder tempo no telefone. Além de essa solução ser mais flexível, ela cria um canal diferente de contato, que pode ser mais cômodo e até mais prático, dependendo do tipo de informação que será passada. Tudo isso impulsiona o aumento da satisfação da clientela.

Como fazer um pós-venda de qualidade?

O pós-venda de qualidade é composto de 2 itens em sinergia: tempo de resposta e eficiência da informação. Ou seja, o cliente, quando entra em contato, quer ser orientado. Ele não quer comprar um produto e não quer contratar serviços extras, ele apenas gostaria de ter as informações de que precisa, da maneira mais rápida e organizada possível.

Assim, além da disposição para atender e da educação na hora de falar, é de suma importância que os operadores tenham acesso a uma lista de resoluções dos problemas mais comuns. Uma medida simples como essa já reduz o tempo de atendimento e evita que o atendente se esqueça de falar algo importante.

Por que o pós-venda ajuda na fidelização de clientes?

Como já deve ter ficado óbvio, o pós-venda é uma ótima ferramenta para ser usada na fidelização de clientes porque ela permite nutrir o relacionamento com quem já comprou. Esse cuidado a mais passa a sensação de que a empresa se importa não só com a venda, mas também com a satisfação do cliente — o que não deixa de ser uma verdade.

Dessa forma, a companhia começa a tomar lugar de destaque para o cliente. Além disso, quanto mais adequado for o atendimento que ela oferece ao seu público, saindo daquela lógica robótica dos call centers, melhor. Assim, o pós-venda feito da maneira correta se torna um ótimo meio para trabalhar a fidelização de clientes.

Para que o aprendizado não acabe aqui, nós temos uma dica para você: confira nosso guia de atendimento ao cliente! Nele você aprenderá boas práticas para satisfazer seu público e poderá implementar essa ideia no seu processo de pós-venda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.