Aprenda a usar o feedback de clientes para melhorar o atendimento!

Independentemente do tamanho do seu negócio, o feedback de clientes é uma parte vital do processo de aprimoramento e desenvolvimento da sua empresa. São estas informações que permitem você crescer em seu setor ao longo do tempo. Porém, como você já deve saber, captar essa informação e utilizá-la corretamente é mais difícil do que aparenta.

Mas não se preocupe. Com alguma orientação, você pode reunir um feedback mais eficiente do seu público, além de utilizá-lo para identificar os pontos fracos e fortes do seu negócio com mais facilidade. Basta que você se prepare de antemão.

Para ajudar nesta tarefa, separamos aqui 5 dicas para que você utilize melhor o feedback de clientes dentro da sua empresa. Acompanhe!

Busque informações específicas

Um erro comum ao solicitar qualquer feedback é criar uma pergunta muito ampla e genérica. Algo como “você está satisfeito?” pode ser um ponto de partida, mas não é suficiente para uma análise de desempenho ou para tomada de decisões.

Quando planejar seus feedbacks, se concentre em questões mais objetivas e dados específicos. Se o cliente não estiver satisfeito, pergunte qual foi o motivo. Ao cruzar esse feedback com outros dados, você terá uma ilustração melhor da situação.

Invista em feedbacks automatizados

Considerando a maior presença do autoatendimento online hoje em dia, é possível solicitar feedback de clientes de forma automatizada a cada contato.

Desde que você restrinja o tempo e extensão das questões, a maioria das pessoas estará disposta a respondê-las logo após ter sua solicitação atendida. Além disso, a automação do processo permite que você organize os dados coletados com mais facilidade.

Não descarte nenhuma opinião

Outro erro bem comum em negócios novos é não prestar atenção em algumas opiniões, seja porque são negativas ou porque não são tão detalhadas. Porém, independentemente do conteúdo, todo feedback deve receber a mesma atenção.

Em alguns casos, as opiniões descartadas são as mais importantes, especialmente as negativas. É mais fácil identificar os pontos que precisam de mais atenção por meio de uma crítica do que de um elogio.

Tenha cuidado com a linguagem

A forma como você constrói suas questões pode afetar bastante o feedback de clientes. Tanto no que diz respeito ao tipo de conteúdo quanto à sua qualidade.

Formular uma pergunta de forma incorreta pode levar a confusão na hora da resposta, o que prejudica sua análise posterior. Dedique o tempo necessário à elaboração destas questões antes de usá-las.

Prepare a equipe para lidar com o emocional

Por fim, mas não menos importante, você terá que lidar com clientes satisfeitos e insatisfeitos durante o processo de feedback. Isso inclui os mais exaltados também.

Para evitar que sua empresa passe por problemas no relacionamento com o público, o ideal é preparar qualquer profissional de atendimento para lidar adequadamente com o lado emocional dos seus clientes durante o feedback.

Neste texto, vimos que o feedback de clientes é essencial se você quiser ter um atendimento eficaz. Ao buscar a excelência, é preciso também estar preparado para lidar com as críticas e, com isso, crescer ainda mais em seu negócio.

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