Quais são as vantagens de utilizar o atendimento automatizado no WhatsApp?

Um levantamento feito pela Hibou e divulgado no portal mercado e consumo confirmou o fato de que mais de 90% dos consumidores entende que um atendimento de qualidade é essencial. Uma parcela semelhante dos 2.600 consumidores ouvidos também disse que atender rápido e responder com clareza são parte desse bom atendimento. Adotar ferramentas como o atendimento automatizado integrado ao WhatsApp é uma forma de se tornar mais ágil e eficaz.

Para que a automação de processos de atendimento em sua empresa seja feita de forma impecável, é interessante conhecer os recursos disponíveis antes de implementar. Criamos este conteúdo para que você consiga entender como a automação funciona e por que ela ajuda a melhorar o atendimento em sua empresa. Acompanhe!

Por que automatizar os fluxos de atendimento?

Imagine que você tenha dificuldade com a tecnologia, mas conheça bem o WhatsApp. Aproveitar a popularidade do aplicativo e investir no WhatsApp integrado fará com que você dê o primeiro passo no atendimento.

Além disso, o WhatsApp integrado e o chat do site permitem que você atenda as questões mais básicas 24 horas. Diversas questões podem ser solucionadas rapidamente por meio da interação com as opções do atendimento automático.

Implementar atendimento automatizado integrado ao WhatsApp, usando uma ferramenta de automação por fluxos, cria um atendimento mais ágil. A interação com os atendentes ocorre apenas depois que todas as etapas que podiam ser feitas pelo chatbot se encerraram. Com isso, você dá retorno rápido aos clientes e libera o atendente para cuidar apenas dos casos em que é necessário resolver demandas mais complexas.

Como funciona o atendimento automatizado no WhatsApp?

O WhatsApp Business pode se tornar uma ferramenta ainda mais poderosa, quando usado de forma integrada a outros sistemas. Os chatbots para WhatsApp existem para que a empresa não precise cuidar de todas as interações que se iniciam no sistema de mensagens.

Quando os bots são programados de acordo com os fluxos de atendimento da empresa, conseguem resolver solicitações dos clientes de forma imediata. Basta que o cliente selecione uma das opções fornecidas pelo robô para que ele prossiga com o atendimento, de forma quase instantânea.

Como implementar um chatbot no WhatsApp?

Para utilizar um chatbot capaz de automatizar seus processos de atendimento ao cliente no WhatsApp, é preciso usar um sistema que complemente as funcionalidades do aplicativo. O Contako integra com o WhatsApp e permite automatizar o atendimento no aplicativo por meio de um bot de fluxos.

Ao padronizar o atendimento utilizando o Contako, seus clientes serão atendidos de acordo com o fluxo preestabelecido na ferramenta, em todos os canais. Com isso, o WhatsApp Business da sua empresa será mais um canal de contato automatizado, que oferece as mesmas opções que os demais.

Essa experiência de atendimento padronizado nos diversos canais de uma empresa agiliza o suporte às demandas de um cliente, tornando o processo mais previsível e familiar para o usuário. Isso impacta diretamente na experiência do consumidor, aumentando a satisfação com um atendimento ágil, automatizado e baseado em processos, em qualquer canal acessado pelo cliente.

Para criar os fluxos no Contako, é necessário ter uma noção de Business Process Modeling Notation (BPMN). Tendo esse conhecimento, você consegue mapear o seu processo e em seguida aplicar na ferramenta, feito isso, basta publicá-lo em seu canal de atendimento WhatsApp. Sua empresa poderá usar o mesmo fluxo de atendimento em outros canais como Chat, Telegram e Messenger, oferecendo uma experiência ao cliente padronizada e coerente em todos os canais.

O atendente só assumirá o atendimento, quando as interações saírem dos fluxos estabelecidos na programação do chatbot. Todas as interações, vindas de qualquer canal, serão respondidas diretamente no Contako.

Adotar o atendimento automatizado integrado ao WhatsApp é uma forma de investir numa boa experiência do cliente. Usando ferramentas que trabalham com fluxos BPMN, como o Contako, você consegue padronizar a experiência do usuário. Os clientes conseguirão atingir seus objetivos de forma rápida, utilizando a navegação intuitiva oferecida pelo chatbot. Como a automação dá conta das demandas simples e repetitivas 24 horas, sua equipe de atendimento cuida das demandas que realmente precisam de suporte, se tornando ainda mais eficiente.

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