Atendimento automatizado ou inteligência artificial: entenda as diferenças!

A migração das interações entre em empresas e consumidores para o ambiente virtual fez com que o gerenciamento desses contatos passasse por uma reformulação. A adoção de tecnologia para atendimento automatizado é cada vez mais popular entre as empresas, gerando dúvidas sobre quais os recursos disponíveis e a tecnologia utilizada.

Será que um chatbot e o sistema de atendimento automatizado são a mesma coisa que a inteligência artificial? Aprenda mais sobre as diferenças desses modelos a seguir!

Sistema de atendimento automatizado X Inteligência Artificial

Um sistema de atendimento automatizado utiliza a tecnologia para criar soluções para responder aos clientes e prestar atendimento de forma automática, 24 horas por dia. A configuração do sistema é simples e rápida, desde que tenha uma noção de como criar fluxos de atendimento. Ele pode ser incorporado ao site da empresa, redes sociais como o WhatsApp e até mesmo aos e-mails.

No atendimento automatizado, a empresa oferece ao cliente o caminho a seguir para obter o que deseja. O roteiro das possibilidades de atendimento é fornecido pelo chatbot, que interage de forma organizada com o consumidor. Caso a demanda seja muito específica, o cliente terá a opção de falar com a equipe de atendimento, o que filtra as questões repetitivas e aumenta a rapidez e eficiência do suporte ao cliente.

A Inteligência Artificial (cuja sigla AI vem do termo em inglês), por sua vez, é uma tecnologia que visa compreender as informações fornecidas pelos clientes e oferecer respostas compatíveis. Assim, para aplicar AI no atendimento ao cliente é necessário usar um sistema inteligente programado de forma complexa, customizada e preparada para lidar com variáveis infinitas.

Um dos reflexos do uso da Inteligência Artificial nos atendimentos ao cliente é a perda de foco. O volume de informações fornecidas pelo cliente não significa, necessariamente, que ele sabe qual é o próximo passo. Essa falta de definição pode fazer com que o uso das ferramentas de atendimento inteligentes cause o efeito contrário, diminuindo a satisfação dos clientes, pois o atendimento é mais demorado e menos eficaz.

Considerando, ainda, que a implementação de Inteligência Artificial é uma opção com alto custo operacional, o atendimento automatizado apresenta muito mais benefícios para quem quer soluções simples. Veja a seguir quais recursos procurar em um sistema desse tipo!

Como escolher um sistema de atendimento automatizado

O sistema de atendimento automatizado da empresa deve ser simples, fácil de usar e de implementação descomplicada. O Contako é uma opção que reúne todos estes requisitos, com uma excelente relação custo-benefício para as empresas.

O Contako é um serviço online, instalado por um código HTML, que é bem simples de usar. Depois de fazer a instalação do sistema, basta acessar o painel para ter acesso centralizado a todas as informações dos atendimentos. Os recursos são muito versáteis, incluindo:

  • comunicação por chat, e-mail, WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e aplicativo, para uma estratégia omnichannel;
  • gerenciamento de solicitações(status) e tickets de suporte, para manter a organização e a consistência no atendimento a chamados;
  • registro de histórico de conversas;
  • múltiplos departamentos, atendentes e conversas;
  • criação de pesquisas para avaliação do atendimento;
  • respostas automáticas por gatilhos, respostas rápidas e outras opções de customização;
  • possibilidade de integração com outros sistemas de gestão utilizados na empresa.

A ferramenta Contako é muito completa, tem planos escaláveis e com valores acessíveis. Com ele, é possível oferecer atendimento automatizado sem complicação. Quem procura uma solução para aprimorar o atendimento aos clientes sem precisar desenvolver algo do zero nem ter especialistas em inteligência artificial, vai gostar de conhecer os recursos do sistema Contako.

O Contako disponibiliza um período de teste grátis, basta se inscrever e experimentar todos os recursos do sistema! Se quiser ficar por dentro das novidades, não deixe de ativar o sininho das notificações!

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