Atendimento consultivo: descubra o que é e como aplicá-lo!

Em muitas situações, passar informações, vender ou empurrar um produto em um atendimento com determinado cliente não é suficiente. É preciso ir além. Esse passo adiante é o atendimento consultivo — uma forma de construir uma boa relação com o consumidor por meio de um maior entendimento dos seus problemas.

Esse tipo de serviço é alcançado colocando, em prática, algumas ações efetivas, como conhecer o cliente, diversidade de canais de atendimento e uso das ferramentas adequadas. Se isso for feito corretamente, ele pode trazer inúmeros benefícios para a empresa. Para ficar por dentro do assunto, continue lendo este artigo!

O que é atendimento consultivo?

Atendimento consultivo é um tipo de assistência prestada pelo atendente cujo foco são as dores e os desejos do cliente. A função do profissional aqui é atuar como um consultor, realizar diagnósticos e ajudar a encontrar a melhor solução. É uma técnica educada que promove uma maior aproximação entre o colaborador da empresa e o freguês.

Isso possibilita a construção de uma relação mais amigável e confiável. A partir daí, uma cumplicidade entre as partes envolvidas é criada. O consumidor se sente mais confortável para compartilhar suas dúvidas e decisões sobre os produtos oferecidos pela empresa.

Como colocar esse tipo de atendimento em prática?

Para um atendimento consultivo eficiente, é necessário seguir algumas estratégias de personalização no momento de atender o cliente. Para aprender mais sobre elas, confira logo abaixo.

Conheça o cliente

É importante conhecer o cliente. Para tanto, é necessário coletar informações cruciais sobre ele. Isso pode ser feito por meio de uma escuta ativa. Por intermédio dela, fica mais simples tomar conhecimento de fatos importantes, como as principais dores do consumidor. Dessa forma, é mais fácil encontrar a solução para o problema dele.

Outra maneira de colher dados é verificar o histórico de informações do cliente — procurar saber se pendências anteriores foram resolvidas rapidamente e o que é possível realizar para tornar o processo mais satisfatório.

Tenha canais diversificados

Um atendimento personalizado pode ser mais efetivo se ele for ofertado em diferentes canais de comunicação. Opções como WhatsApp, Chat, Facebook e Instagram contribuem para um contato rápido e eficiente.

Utilize as ferramentas adequadas

Usar uma ferramenta de atendimento on-line competente é fundamental. Ela deve possuir funcionalidades, como registro de conversas, em que é possível acessar o histórico de interações de determinado cliente. Assim, é mais fácil verificar as preferências de cada um, com o objetivo de oferecer um atendimento mais orientado.

Quais são as vantagens do atendimento consultivo?

Se uma empresa demonstra não conseguir atingir o sucesso no mercado, implementar o atendimento consultivo pode ser uma boa solução para tal problema. Em vista disso, investir nesse tipo de serviço traz algumas vantagens. São elas:

  • conquistar novos clientes;
  • fidelizar os consumidores;
  • reparar o déficit de clientes.

Adotar o atendimento consultivo é uma das maneiras mais inteligentes de se aproximar do público-alvo da empresa, pois ele ajuda a criar a conexão necessária para a construção de uma boa relação. As vantagens são inestimáveis e os dois lados saem ganhando, uma vez que o cliente pode confiar na consultoria ofertada e o atendente ganha sua confiança e fidelidade.

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