Atendimento em loja virtual: aprenda quais canais utilizar para isso!

Se um consumidor encontra uma loja virtual que ofereça um bom atendimento e diversos meios por onde resolver o seu problema de forma simples e eficaz, tenha certeza que este cliente será cativado e sempre voltará!

Um bom atendimento loja virtual é o segredo para o negócio online atual e existem poderosos aliados que juntos são essenciais para facilitar esse processo de interação entre cliente e fornecedor.

No post de hoje mostraremos quais canais de comunicação podem turbinar seu atendimento e garantir a fidelização dos clientes com a sua empresa.

Quais os melhores canais de atendimento loja virtual?

  • Chat Online

O mais conhecido — e mais rápido — meio de comunicação  que muitas vezes será o primeiro contato com sua empresa é o chat de atendimento do seu site. Se você tiver um processo simples e com uma boa abordagem o usuário se sentirá satisfeito e apto a realizar a compra.

  • Redes Sociais

Há consumidores que por ter mais familiaridade com as redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) procuram por links que o levem até elas quando buscam o atendimento necessário.

Então é importante que você tenha seus endereços e perfis sempre atualizados e com operadores disponíveis para darem o devido suporte por este canal também.

  • E-mail

Além de dar um tom de seriedade à sua empresa, ter um endereço de e-mail disponível servirá para que o usuário entre em contato de forma mais ampla e descritiva, expondo suas necessidades de forma mais clara e detalhada. Isso permitirá que seu atendimento seja mais assertivo e, consequentemente, melhor avaliado.

  • WhatsApp e Telegram

Praticidade é a palavra do momento, e para alguns clientes ir ao chat, redes sociais ou e-mail pode parecer uma atividade demorada e que não resultará no rápido retorno que ele deseja.

Ter um WhatsApp ou outro comunicador instantâneo como também o Telegram, pode ser decisivo para que esse perfil de cliente se sinta mais ligado à sua empresa e tenha a tranquilidade de ser atendido com a rapidez que ele espera.

Como tornar estes meios de atendimentos mais eficazes?

Existem boas práticas que ajudam no uso destas ferramentas de comunicação:

  • Rapidez 

Quando o cliente entra em contato com sua empresa é porque ele já tem interesse em fechar negócio mas ficar horas esperando está fora de questão! Portanto, esteja disponível no momento do contato, otimize seus processos para que ele não seja desmotivado por uma longa espera.

  • Eficiência e clareza

Treine sua equipe para um atendimento claro e eficaz. Informar de forma sincera, objetiva e completa é a forma mais efetiva para evitar equívocos e insatisfação.

  • Cordialidade e profissionalismo 

Não é porque seu cliente entrou em contato por meios informais como o WhatsApp ou Facebook que a cordialidade e o profissionalismo devem ser deixados de lado.

Frases e saudações muito informais, abreviaturas ou gírias da internet nunca devem ser utilizadas. Os relacionamentos devem ser criteriosos para que ele seja respeitado, bem atendido e valorize sua empresa.

Oferecer todas essas opções para seu cliente é muito importante. Mas estar atento em todos estes canais ao mesmo tempo, correndo o risco de perder alguma solicitação e deixar seus clientes esperando por muito tempo pode gerar desgastes à sua imagem e credibilidade.

Então, que tal integrar todos estes meios de atendimento em uma única ferramenta?

Existem empresas que oferecem este tipo de serviço — com baixo custo — que otimizará seu tempo, elevará consideravelmente a qualidade do seu atendimento loja virtual, convertendo tudo em vendas e em clientes satisfeitos e fiéis.

Você utiliza algum destes canais na sua empresa? Compartilhe conosco aqui nos comentários.

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