Veja 3 dicas para aplicar o atendimento híbrido!

O atendimento híbrido é uma solução que pode transformar a relação entre o cliente e a empresa. Ela é uma dinâmica que se caracteriza por combinar a humanização do atendimento realizado por um profissional com a praticidade das tecnologias digitais. Assim sendo, agilidade e conveniência são pontos essenciais.

Para implementar tal processo, a empresa precisa adotar alguns procedimentos. Para colocá-los em prática, trouxemos 3 dicas importantes de aplicação do atendimento híbrido. Um serviço que, se realizado da forma correta, pode trazer inúmeros benefícios para a organização. Para saber mais sobre o assunto, confira este artigo!

Entenda o que é atendimento híbrido

O atendimento híbrido é a integração entre as tecnologias de automatização do chatbot e a assistência prestada pelos atendentes. Como não é possível uma equipe humana atender à enorme demanda de clientes em diversos tipos de canais, funcionalidades que programam respostas para possíveis perguntas dos consumidores são de grande utilidade.

Bots são ótimos para otimizar o trabalho. Eles atendem uma infinidade de clientes simultaneamente e estão disponíveis 24h durante os 7 dias da semana. Além disso, são capazes de responder em tempo real e resolver demandas operacionais.

No entanto, em algumas solicitações, é necessário uma atenção personalizada, algo que só pode ser entregue por um atendente humano. Por essa razão, o ideal é que a empresa adote um modelo que combine a otimização dos bots com as qualidades humanas.

Confira 3 dicas para aplicar o atendimento híbrido

Colocar esse tipo de atendimento em prática exige três tipos de procedimentos: agilidade no atendimento, conversa personalizada e momento adequado de redirecionamento. Veja com mais detalhes as dicas para implementar esse processo.

1. Mantenha a agilidade no atendimento

Manter a agilidade no processo é fundamental. Isso pode ser alcançado se o serviço de atendimento da empresa tiver recursos como histórico de conversas dos clientes. Além do mais, é importante que o colaborador esteja bem preparado para fazer as perguntas certas, e conduzir a solicitação ou dúvida do consumidor de forma mais rápida.

2. Crie uma conversa personalizada

No momento de programar as respostas automáticas dos chatbots, é essencial que elas sejam criadas de forma a parecer que seja um ser humano respondendo. Dessa forma, é importante que a organização defina o tom de voz a ser adotado em seus atendimentos. Ele pode ser jovial e informal ou convencional e tradicional.

3. Defina o momento adequado de redirecionamento

Outro fator a ser levado em conta é o momento da transição do chatbot para o atendimento do profissional. Assim, é preciso definir quais são as demandas que os robôs não conseguem resolver e passá-las para o atendente.

Quando essa conversa for redirecionada, o histórico dela também tem que ser enviado ao funcionário para que o serviço de assistência aconteça de maneira mais objetiva.

Descubra quais são as vantagens desse tipo de atendimento

O atendimento híbrido apresenta a qualidade de agregar diferentes benefícios, que contemplam tanto as empresas quanto os clientes. Para descobrir quais são eles, confira logo a seguir:

  • redução do tempo de espera;
  • redução na equipe de suporte;
  • atendimento personalizado;
  • segmentação das dúvidas dos clientes.

Portanto, já é um consenso que chatbots não são indicados para todos os tipos de solicitações. Afinal de contas, por mais empáticos que eles possam parecer, muitas pessoas ainda preferem a assistência oferecida por um profissional humano. Por essa razão, o atendimento híbrido é uma opção cada vez mais importante para atender todos os públicos com a mesma qualidade e rapidez.

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