Atendimento humanizado: como fazer enquanto colhe dados do seu cliente?

Não há nada mais desagradável do que receber um atendimento de má qualidade, no qual o atendente apenas repete textos decorados e responde as mesmas coisas, independentemente do estado emocional em que se encontra o seu cliente. 

Com o avanço da tecnologia, os consumidores estão cada vez mais exigentes e por dentro dos seus direitos. A era digital facilitou o acesso dos clientes às informações sobre produtos e empresas, e o atendimento humanizado e personalizado se tornou um grande aliado para ganhar a fidelidade dos consumidores.

Quer entender como aplicar o atendimento humanizado para facilitar a coleta de dados e aumentar os resultados da sua empresa? Veja as dicas que listamos neste artigo! 

Saiba ouvir o cliente 

Com o dinamismo e a competição acirrada em todas as áreas, muitas empresas acabam tratando o cliente apenas como um elemento de lucro. Essa visão se reflete no atendimento dos funcionários, que, muitas vezes, se preocupam somente em bater a meta de atendimentos realizados.

O segredo para atender bem é saber ouvir com respeito e interesse, buscando compreender o questionamento do cliente. Isso demonstra que a empresa se importa com a opinião e com os anseios de seus consumidores. Um fator muito importante nesse quesito é não interromper enquanto o cliente fala e jamais discutir com ele.

Seja transparente

O acesso à informação possibilita que o cliente compare facilmente a qualidade, as funções e o valor de seu produto ou serviço. Assim, transmita apenas informações verdadeiras. Seja honesto sobre os valores e condições dos produtos oferecidos e dos serviços prestados.  

Se não tiver certeza sobre algum questionamento do cliente, não responda por impulso. Seja humilde, explique para o cliente que não tem a resposta e se prontifique a pesquisar, passando a informação devida com segurança.

Valorize o tempo do cliente

É muito comum sites especializados divulgarem pesquisas mostrando que, para muitos clientes, o primeiro atendimento é essencial para decidir se continuarão utilizando os serviços de determinadas empresas. E um dos fatores de grande influência na opinião dos clientes é o tempo estimado para o atendimento.

Evite deixar o cliente esperando por muito tempo para ser atendido ou para ter o seu problema solucionado. Caso tenha que aguardar o carregamento do sistema, sempre informe ao cliente e agradeça-o pela espera quando retomar o atendimento. 

Demonstre empatia

Enxergar-se na situação de outra pessoa lhe dá a possibilidade de ver tudo de forma mais ampla e encontrar novas resoluções para os desafios apresentados. Agindo dessa forma, será mais fácil buscar soluções para as dúvidas do consumidor. 

É preciso também ter desenvoltura para lidar com clientes em situação de estresse. Nesse caso, mantenha a calma no atendimento e evite que os ânimos da conversa se exaltem, mesmo que o cliente esteja predisposto a discutir. Responda com calma e educação, demonstrando empatia e levando a sério o problema do consumidor. 

O atendimento humanizado coloca em prática a forma que você gostaria de ser atendido por uma empresa. Ainda que a tecnologia seja de grande importância, sentir-se prestigiado e bem tratado por outra pessoa é um diferencial competitivo e um fator importante para manter a satisfação do consumidor.

Gostou de conhecer as melhores formas de fazer um atendimento humanizado enquanto colhe dados do cliente? Tem alguma dúvida ou sugestão para compartilhar sobre esse assunto? Conte pra gente aqui nos comentários! 

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