Atendimento robotizado: 5 motivos para repensar a falta de humanização na sua empresa!

O atendimento humanizado consegue promover experiências significativas e positivas para os seus clientes — ao contrário do que pode acontecer naqueles realizados por robôs, o chamado atendimento robotizado. Um relacionamento mais humano fará com que eles se fidelizem e tragam diversos benefícios para o seu negócio. 

Neste texto, você conferirá alguns tópicos que mostram as vantagens de investir mais no suporte feito por humanos do que em um atendimento robotizado. Boa leitura!

1. Empatia ao problema do cliente

Um atendente humano consegue ter empatia com o cliente e o atender levando em conta a sua situação e o seu emocional naquele momento. O profissional poderá acalmá-lo e conduzir a conversa de forma suave e amigável.

Um robô atenderá de forma padronizada, e, muitas vezes, pode soar como “frio” ou até mesmo não entender o que o usuário está falando, o que o estressa ainda mais e dificulta a resolução do problema.

2. Boa experiência do consumidor com a marca

Quando se presta um atendimento personalizado e de qualidade, o cliente finalizará a conversa tendo uma boa experiência com a empresa. Isso resultará em diversos benefícios para a sua marca, como a compra de um produto/serviço, fidelização desse cliente e até mesmo a divulgação gratuita e positiva por parte dessa pessoa.

Afinal, se um consumidor é bem atendido, ele contará para parentes e amigos e poderá compartilhar em suas redes sociais o quão contente está com a empresa. Esse comportamento é uma ótima maneira de divulgar a empresa, pois o público se sentirá mais à vontade de comprar em um local recheado de feedbacks positivos de pessoas conhecidas.

3. Resolução de problemas específicos

O chatbot pode se deparar com um problema muito específico ou relacionado a um produto muito recente para o qual as respostas das principais dúvidas ainda não foram programadas. Lidar com um atendimento que não conseguirá resolver o seu problema ou precisar ser transferido para um atendente real certamente gerará muito estresse.

Um atendimento humanizado conseguirá se atualizar mais rápido sobre problemas específicos ou novidades relacionadas à empresa e, mesmo que não consiga resolver de imediato, poderá contar com a ajuda de outros setores.

4. Agilidade no atendimento

Devido aos atendentes humanos conseguirem lidar com adversidades com mais facilidade, as conversas costumam ser mais ágeis. Além disso, para atingir esse fim, é importante treinar muito bem a sua equipe, tanto para o funcionamento da empresa e dos seus produtos/serviços quanto para tratar os consumidores com gentileza e educação.

Certifique-se de que o site conta com um bom tempo de carregamento e de que a sua instituição conta com profissionais o suficiente para atender à demanda de ajudas e dúvidas que surgirem online.

5. Fidelização do cliente 

Prestando um bom atendimento humanizado e fornecendo produtos de qualidade, as pessoas que comprarem os seus produtos uma vez continuam a fazer novas compras e, como comentamos, ajudam na divulgação do negócio.

Outro benefício da fidelização de clientes feito pelo atendimento humanizado está no fato de que é mais barato fazer o remarketing para pessoas que já são clientes do que atrair novos. Ademais, marcas que contam com muitos clientes fiéis ainda podem colocar preços mais acima do mercado, por conta do seu grande poder de influência e reputação.

Portanto, mesmo que seja interessante a opção de utilizar um atendimento robotizado, o suporte humanizado ainda vai ser necessário. Por isso, foque treinar a sua equipe de suporte, mesmo que seja mais enxuta, além de investir em ferramentas que auxiliem no serviço desses profissionais.

Resolveu investir no atendimento humanizado ao cliente e quer aprender como implantá-lo na sua empresa? Acesse este nosso outro post e saiba mais!

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