Atendimento ruim ao cliente: quais as consequências para o seu negócio?

A primeira impressão é sempre a mais forte. E isso vale não só na vida pessoal, mas também no relacionamento com o cliente. Se você causa uma boa imagem inicialmente, terá boas chances de conseguir uma venda. Dessa forma, é preciso considerar as consequências de um atendimento ruim.

Nem todos os empreendedores preocupam-se devidamente com essa questão: alguns acham que o atendimento começa apenas quando um cliente faz uma ligação ou quando fala diretamente no PDV. Mas uma imagem negativa pode surgir no atendimento automatizado de e-commerce, e é um processo que se estende até o pós-venda.

Continue nos acompanhando e confira as 4 principais consequências de um atendimento ruim:

Vendas não concretizadas

É certo que nenhum cliente vai comprar em uma loja em que não foi bem atendido. Atrasos em respostas, problemas de preenchimento do pedido e falta de orientação vão aos poucos afastando o lead de seu caixa. E menos vendas significam menor faturamento — e menor lucratividade.

Procure entender exatamente onde surge o problema: é algo que acontece apenas com os clientes de e-commerce? É um problema no treinamento dos vendedores e atendentes? Sua logística está falha de forma geral? Fazer essas perguntas regularmente pode poupar muita dor de cabeça no futuro.

Perda de reputação

As consequências de um atendimento ruim não acabam quando o lead em questão deixa de tornar-se um cliente: quando uma pessoa sai insatisfeita com o seu atendimento, é bem provável que outras duas deixem de entrar depois.

Isso acontece porque a reputação da sua empresa depende muito da opinião dos seus clientes. Quanto mais reclamações você tiver acumulado, menos deles aparecerão.

Infelizmente, essa é uma situação bem difícil de reverter. É muito mais fácil quebrar a confiança do cliente do que recuperá-la depois. Porém, com métodos de atendimento melhores, você pode resolver a situação!

Evasão de funcionários

As consequências de um atendimento ruim não estão voltadas apenas para o meio externo. O ambiente interno da empresa também é duramente afetado por esse tipo de problema — especialmente o trabalho dos funcionários.

Os melhores membros da sua equipe, ou seja, aqueles que apagam a maioria dos incêndios, podem ficar sobrecarregados se a maior parte do time não souber fazer os atendimentos corretamente.

E se não houver motivação adequada para que continuem trabalhando — ou ao menos uma remediação prevista para a situação —, você pode perder colaboradores realmente valiosos.

Redução da vida útil do cliente

Mesmo que um cliente já tenha sido adquirido, ele ainda pode ser afetado por um atendimento ruim. Lembre-se: este é um processo contínuo, e não instantâneo.

Se, durante o pós-venda e futuros atendimentos, o mesmo cliente não notar nenhuma melhoria em seu contato com a empresa, ele pode evadir bem mais cedo devido à baixa satisfação com o atendimento — reduzindo o tempo de vida dele na empresa.

Agora que você já sabe as consequências de um atendimento ruim ao cliente, certamente vai tomar alguma atitude para melhorar a imagem da sua empresa, certo? E, para se inteirar melhor no assunto, leia nosso artigo sobre o desafio de atender bem!

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