Atendimento via Whatsapp: 4 erros que você deve evitar
O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil. Para se ter uma ideia, 99% dos celulares no país têm o app, sendo que 93% dos usuários o acessam todos os dias. Assim, usar atendimento via WhatsApp é uma ótima oportunidade de negócios, já que, com ele, é mais prático e rápido se comunicar com o cliente.
Graças a essa fama, cada vez mais empresas estão aderindo a esse canal. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para que seu uso seja estratégico e traga bons resultados, como o aumento das conversões e a satisfação do cliente. Para você ficar bem informado, confira, neste post, 4 erros que você deve evitar ao utilizar esse aplicativo no seu negócio. Confira!
1. Criar grupos com os clientes
Grupos no WhatsApp são comuns entre amigos e familiares, mas nem todas as pessoas gostam de fazer parte deles. Aliás, esse tipo de interação não é recomendada, profissionalmente falando. Tenha em mente que, nos grupos, usuários podem enviar várias mensagens ao mesmo tempo e isso pode gerar debates e desentendimentos entre os membros.
Se a sua intenção é otimizar o envio de mensagens para um determinado conjunto de clientes, prefira usar as listas de transmissão, que permitem emissões simultâneas.
2. Enviar spam
Um dos maiores erros de atendimento via WhatsApp é desperdiçar os esforços da sua equipe de vendas mandando conteúdo para pessoas que não estão interessadas. Além de improdutivo, essa ação pode inclusive desagradar bastante o cliente.
Logo, o primeiro passo é sempre pedir permissão de um usuário previamente antes de enviar mensagens. O intuito é fazer com que o WhatsApp seja uma ferramenta estratégica e efetiva e que seu material seja lido e atinja quem realmente está interessado no seu serviço ou produto.
3. Encaminhar mensagens pesadas demais
Ninguém gosta de receber áudios e dezenas de mensagens, sobretudo de alguém desconhecido. Assim, uma empresa deve se programar para que o atendimento via WhatsApp seja objetivo e eficaz.
Afinal, a ideia é cativar o cliente e fazer com que ele se interesse pelo seu conteúdo, e não que queira bloquear seu contato. Dessa forma, use o bom senso e saiba editar o conteúdo das suas mensagens, para que sejam sucintas.
4. Utilizar o WhatsApp particular
Jamais use seu WhatsApp com seu número particular em nome da empresa. Isso não soa nada profissional. Separe uma linha exclusiva para a empresa e coloque o logo do negócio como foto principal. O mais importante: baixe o WhatsApp Business, que apresenta recursos específicos para empreendimentos, como disparos automáticos e análise de dados.
Para que o atendimento via WhatsApp seja de qualidade, uma empresa precisa de planejamento e investir em boas práticas para ter sucesso com o uso desse aplicativo tão querido pelos usuários. As oportunidades são inúmeras — basta pensar de forma estratégica e treinar sua equipe para evitar esses erros tão comuns.
No mais, é importante também integrar o WhatsApp com uma plataforma de atendimento online como o da Contako. Assim, você consegue manter o histórico das conversas, ter vários atendentes atendendo o mesmo número simultaneamente e monitorar os contatos em tempo real.
Gostou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário e compartilhe suas opiniões e experiências conosco!