Atendimento via Whatsapp: 4 erros que você deve evitar

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil. Para se ter uma ideia, 99% dos celulares no país têm o app, sendo que 93% dos usuários o acessam todos os dias. Assim, usar atendimento via WhatsApp é uma ótima oportunidade de negócios, já que, com ele, é mais prático e rápido se comunicar com o cliente.

Graças a essa fama, cada vez mais empresas estão aderindo a esse canal. Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados para que seu uso seja estratégico e traga bons resultados, como o aumento das conversões e a satisfação do cliente. Para você ficar bem informado, confira, neste post, 4 erros que você deve evitar ao utilizar esse aplicativo no seu negócio. Confira!

1. Criar grupos com os clientes

Grupos no WhatsApp são comuns entre amigos e familiares, mas nem todas as pessoas gostam de fazer parte deles. Aliás, esse tipo de interação não é recomendada, profissionalmente falando. Tenha em mente que, nos grupos, usuários podem enviar várias mensagens ao mesmo tempo e isso pode gerar debates e desentendimentos entre os membros.

Se a sua intenção é otimizar o envio de mensagens para um determinado conjunto de clientes, prefira usar as listas de transmissão, que permitem emissões simultâneas.

2. Enviar spam

Um dos maiores erros de atendimento via WhatsApp é desperdiçar os esforços da sua equipe de vendas mandando conteúdo para pessoas que não estão interessadas. Além de improdutivo, essa ação pode inclusive desagradar bastante o cliente.

Logo, o primeiro passo é sempre pedir permissão de um usuário previamente antes de enviar mensagens. O intuito é fazer com que o WhatsApp seja uma ferramenta estratégica e efetiva e que seu material seja lido e atinja quem realmente está interessado no seu serviço ou produto.

3. Encaminhar mensagens pesadas demais

Ninguém gosta de receber áudios e dezenas de mensagens, sobretudo de alguém desconhecido. Assim, uma empresa deve se programar para que o atendimento via WhatsApp seja objetivo e eficaz.

Afinal, a ideia é cativar o cliente e fazer com que ele se interesse pelo seu conteúdo, e não que queira bloquear seu contato. Dessa forma, use o bom senso e saiba editar o conteúdo das suas mensagens, para que sejam sucintas.

4. Utilizar o WhatsApp particular

Jamais use seu WhatsApp com seu número particular em nome da empresa. Isso não soa nada profissional. Separe uma linha exclusiva para a empresa e coloque o logo do negócio como foto principal. O mais importante: baixe o WhatsApp Business, que apresenta recursos específicos para empreendimentos, como disparos automáticos e análise de dados.

Para que o atendimento via WhatsApp seja de qualidade, uma empresa precisa de planejamento e investir em boas práticas para ter sucesso com o uso desse aplicativo tão querido pelos usuários. As oportunidades são inúmeras — basta pensar de forma estratégica e treinar sua equipe para evitar esses erros tão comuns.

No mais, é importante também integrar o WhatsApp com uma plataforma de atendimento online como o da Contako. Assim, você consegue manter o histórico das conversas, ter vários atendentes atendendo o mesmo número simultaneamente e monitorar os contatos em tempo real.

Gostou deste conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário e compartilhe suas opiniões e experiências conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.