Black Friday dicas: veja 5 para aproveitar ao máximo esse período!

Quando o mês de novembro se aproxima, cresce o interesse em Black Friday dicas para melhorar o desempenho nas vendas. Isso demonstra a importância do evento e a consciência das empresas sobre a necessidade de proporcionar boas condições aos clientes para fechar mais negócios.

Para oferecer ideias de como otimizar sua empresa na preparação para a Black Friday, separamos cinco dicas que vão ajudar a fazer os preparativos e organizar as iniciativas para vender mais. Acompanhe a seguir!

1. Prepare-se

Existe um conto muito popular, que trata de uma aposta entre dois lenhadores. Um deles era mais velho, com muitos anos de ofício, e foi desafiado por um colega mais novo. O vencedor seria quem cortasse mais madeira em um determinado tempo.

Enquanto o mais novo cortava lenha sem parar, o mais velho fazia pausas. Mesmo com o ritmo mais lento, o lenhador mais velho venceu.

Intrigado com a derrota, pois tinha certeza de que tinha trabalhado mais, o jovem perguntou ao vencedor como ele conseguiu vencê-lo. A resposta para o enigma era muito simples: o lenhador mais velho fazia pausas para amolar seu machado.

A lição do conto é bastante apropriada para quem quer se beneficiar de sazonalidades como a Black Friday: antes de pensar em como será nos dias de promoção, prepare-se. Crie as condições para que o trabalho seja mais fácil e eficiente. Essa preparação aumenta a satisfação dos clientes, previne problemas e permite aproveitar ao máximo o período de alta.

2. Estude os concorrentes

Assim como fez o jovem lenhador, toda vez que um concorrente sair vencedor, aprenda com a derrota. Quais são as estratégias adotadas pela concorrência? Por que elas dão certo?

Para vender mais não é preciso ser totalmente inovador. Muitas vezes, as respostas já estão prontas, em estratégias adotadas por empresas que atuam no mesmo ramo. Aproveite a experiência dos demais para poupar tempo e recursos em sua empresa.

3. Reforce o estoque

A Black Friday é um momento de ampliação das vendas em todo o comércio. Por isso, faça as projeções baseadas em experiências anteriores, acompanhe o mercado e prepare seu estoque.

Nada é mais desagradável do que perder vendas por falta de produtos. Quanto mais antecedência nas negociações com fornecedores, melhor. Deixar para fechar tudo muito perto da data poderá reduzir as margens de lucros por conta do aumento de demanda dos fornecedores.

4. Aprimore a experiência do cliente

Os consumidores estão cada vez mais bem informados, buscando opções confiáveis para fechar negócios e apresentando suas opiniões, especialmente na internet. Quem quer vender bem na Black Friday precisa investir numa boa reputação o ano todo, pois antes de escolher onde comprar, os consumidores pesquisarão sobre sua empresa.

Entenda qual é o caminho por que seus clientes passam desde o momento em que encontram os canais de sua empresa pela primeira vez até o fechamento da compra. Desenvolva estratégias de atendimento diferenciadas para cada etapa, personalizando de acordo com o perfil do seu público consumidor.

Para aprimorar a jornada de compra, identifique os reais interesses e prioridades de seus compradores. Invista em entregar uma experiência agradável, que ultrapasse as expectativas do consumidor. Com isso, você aumenta a fidelização de clientes e reforça a reputação da empresa no mercado, fatores fundamentais para um bom desempenho em oportunidades como a Black Friday.

Cuidar para que a jornada de compra dos clientes seja simples, ágil e intuitiva é muito importante. O atendimento lento, a falta de resposta a dúvidas ou demora na solução de problemas trazem graves prejuízos para quem quer vender mais.

5. Invista em omnichannel

A melhor das nossas Black Friday dicas é não perder oportunidades de vendas por contar com apenas um canal de atendimento. No mercado, a estratégia de posicionamento com múltiplos canais de atendimento é conhecida como omnichannel. Essa forma de trabalho já se consolidou como uma opção para aumentar as vendas e também oferecer mais comodidade para os clientes.

Na prática, uma empresa omnichannel é aquela que oferece fluxos de compra semelhantes em seus vários canais. Assim, a experiência do cliente não diferencia de uma compra na loja física, um pedido pelo site ou uma compra em outro marketplace, como o Mercado Livre. Em todos os canais, o atendimento será confiável, o cliente receberá as informações necessárias e vai concluir a compra.

Mas, como oferecer uma experiência verdadeiramente boa para o cliente em múltiplos canais? O segredo está na integração dos fluxos de atendimento em um sistema de automação e gerenciamento. O Contako conta com todos os recursos necessários para quem quer investir na estratégia omnichannel e aumentar a qualidade do atendimento em todos os canais.

O Contako é um sistema de fácil integração com os canais de sua empresa, com planos diferenciados para cada necessidade. Sempre que a empresa adotar novos canais ou tiver uma ampliação de demanda, poderá modificar seu plano, pois o sistema é totalmente escalável.

Para preparar a empresa para a Black Friday, sem dúvida um atendimento automatizado fará toda a diferença. O Contako tem vários recursos para centralizar várias questões do atendimento aos clientes, como:

  •  atendimento por chat diretamente no portal da empresa;
  • centralização dos pedidos de atendimento feitos por e-mail e possibilidade de responder as solicitações diretamente no Contako;
  • recebimento de mensagens do WhatsApp diretamente no Contako;
  • interações via Facebook Messenger pelo Contako;
  • uso de bot do Telegram para fazer o atendimento na plataforma;
  • recebimento de perguntas e formulação de respostas de clientes do Mercado Livre usando o Contako;
  • possibilidade de conversas simultâneas com múltiplos clientes;
  •  organização de direcionamento dos fluxos de atendimento;
  • possibilidade de coleta de dados de satisfação do atendimento.

Conferir as Black Friday dicas é o primeiro passo para se preparar para o evento. Aumentar as chances de fechar vendas pela internet na Black Friday envolve estudo, planejamento, atendimento excelente e muito trabalho! Para tornar tudo mais simples, invista em integração, automação e centralização dos controles do atendimento no Contako. Com a estratégia de múltiplos canais, sua empresa não perde nenhum contato e amplia as oportunidades de negócios!

Quer otimizar suas vendas na Black Friday e em qualquer outro momento do ano? Modernize seu atendimento com o Contako, um sistema de atendimento automatizado e integrado para sua empresa se tornar omnichannel! Para conhecer mais sobre as funcionalidades e benefícios do Contako, entre em contato conosco!

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