O que é BPI e como impacta na satisfação dos clientes?

Como sua empresa atua para identificar gaps, melhorar os fluxos e apresentar melhores resultados? O BPI (Business Process Improvement) pode ser uma metodologia importante neste contexto, pois ajuda a otimizar os processos, trazendo mais qualidade aos serviços e mais satisfação aos clientes.

No universo corporativo existe uma premissa muito conhecida: praticamente toda empresa possui procedimentos que podem ser aperfeiçoados, por isso, uma revisão constante é necessária. Em paralelo, o olhar atento da gestão e dos colaboradores pode fazer toda a diferença.

O BPI, apesar de ser um conceito simples, possui particularidades importantes em sua implementação. Preparamos este artigo para ajudar você a entender quais são elas e quais vantagens podem trazer para o negócio. Continue a leitura!

Afinal, o que é BPI?

Também conhecido como “Melhoria de Processos”, o Business Process Improvement visa promover a análise e otimização dos processos da empresa, de ponta a ponta. Com ele, não só a estratégia organizacional é revisitada, como também a análise de desempenho dos setores passa a ser uma métrica acompanhada mais de perto.

Além de demandar um planejamento e um olhar minucioso sobre as falhas e as potencialidades da empresa, o BPI visa consertar os fluxos do negócio para oferecer a melhor experiência possível para o cliente.

Como complemento, o BPI também pode ser usado para a integração de processos e setores, permitindo que se comuniquem e atuem juntos para garantir mais agilidade, performance e confiabilidade à empresa.

Quais são as etapas da implementação do BPI?

Para implementar o BPI no seu negócio, é importante começar pela definição de um objetivo. A melhoria dos processos pode ser muito ampla, quando colocada em prática. Por isso, vale identificar o que é mais urgente para a empresa em primeiro momento.

Depois disso, seus gestores podem seguir estes passos:

  • identificar processos: quais são eles, quantos existem, para o que servem e onde são aplicados;
  • identificar os processos mais urgentes: quais deles são mais importantes para empresa;
  • analisar a saúde dos processos: onde sua empresa está falhando e por que essas falhas ocorrem;
  • mapear responsáveis: quem são os gestores ou colaboradores responsáveis por cada processo;
  • mapear as melhorias: quais melhorias podem ser implementadas e como fazê-lo em um tempo otimizado;
  • implementar as melhorias: trazer mudanças reais e efetivas para os processos, de olho nos resultados.

Quais são os benefícios do BPI?

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do BPI é permitir que a gestão tenha uma visão realista sobre os setores, seus pontos de melhoria e potencialidades. Muitas vezes, pequenos gaps passam despercebidos por todos e acabam trazendo mais prejuízo do que se imagina.

Dentre outras vantagens, podemos citar, por exemplo:

  • ajuda a trazer uma comunicação mais efetiva;
  • auxilia na identificação de métricas mais adequadas;
  • permite a criação de materiais de apoio;
  • incentiva o desenvolvimento dos colaboradores.

O BPI também ajuda as empresas que desejam reduzir custos, identificando gastos desnecessários ou desperdícios. Vale lembrar que a metodologia ajuda a otimizar os fluxos do negócio, eliminando etapas e reduzindo o tempo de produção.

Por que o BPI pode melhorar a satisfação dos clientes?

Clientes mais satisfeitos, engajados e fidelizados é o sonho de qualquer empresa. Por isso, o BPI é tão importante: ele faz com que o produto ou serviço esteja alinhado com o que o consumidor espera, oferecendo a experiência mais positiva possível.

Essa questão se reflete em diversos aspectos, como: melhor atendimento, pós-venda alinhado com o negócio, vendas personalizadas etc. O BPI permite que o relacionamento com o cliente tenha mais durabilidade e qualidade, fazendo da marca uma referência no momento da escolha.

E então, conseguiu entender o que é BPI, suas aplicações e vantagens? Para continuar se informando sobre o tema, leia nosso artigo: “O que provoca a insatisfação do cliente no atendimento online“.

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