Entenda o que é Business Analytics e saiba como aplicar no seu negócio

Da forma como percebemos, a riqueza informacional é essencial para uma boa gestão. Não é à toa que existem tantos indicadores e métricas para se avaliar em um negócio. Com esses dados em mãos, você consegue orientar sua gestão, pesando prós e contras de cada decisão — e é por isso que vamos falar aqui sobre Business Analytics.

Ainda não conhece esse conceito? Sem problema! Neste artigo, você entenderá a importância dessa prática para monitorar a sustentabilidade operacional da sua empresa, combinando produtividade, planejamento, atenção e resultado. Acompanhe!

O que é Business Analytics?

Business Analytics remete à análise dos negócios. Se você já ocupou uma posição gerencial, deve ter notado como gerenciar é uma tarefa delicada, repleta de desafios e tecnicidades. É para facilitar esse trabalho que existem os indicadores de performance e gestão, também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators).

Trata-se de uma área que mescla estatística e administração e que se dedica a observar os dados coletados durante a operação da empresa. A partir deles, por meio de uma abordagem analítica, técnica e estatística, elabora relatórios, previsões, conclusões e insights com o objetivo de qualificar o planejamento e a tomada de decisões.

Quais setores o Business Analytics pode auxiliar?

Você talvez esteja se perguntando: “mas como isso funciona na prática?”. Bem, o objetivo do BA é jogar uma luz sobre as vulnerabilidades da sua gestão. Por exemplo, permite monitorar métricas de marketing e satisfação e, a partir disso, ver o que pode ser feito para melhorar o atendimento ou sustentar as boas avaliações.

Outra frente muito exposta à área é o departamento financeiro. Com boas soluções de BA, é possível monitorar de perto o ROI de certas decisões, assim como a redução de desperdícios. O mesmo se aplica a praticamente qualquer área que possa ser metrificada, como RH, vendas, contabilidade, jurídico etc.

Como implementar o Business Analytics na sua gestão?

Para adotar o Business Analytics, é importante atender a algumas etapas prévias. Antes de tudo, é preciso avaliar quais as necessidades do seu negócio, a fim de buscar no mercado uma solução capaz de resolver as vulnerabilidades da sua operação.

Digamos que você está procurando algo como a análise de sentimento nos comentários e nas avaliações dos seus produtos. Esse tipo de solução é completamente diferente de uma plataforma multicanal que otimiza e qualifica a comunicação da marca com os clientes. Ambas têm seu valor, mas é fundamental identificar primeiro do que você precisa.

Outra implementação muito popular desse recurso envolve análise, extrapolação e previsão probabilística. Com uma boa ferramenta, a gestão é capaz de avaliar os indicadores operacionais do presente e do passado e, assim, aplicá-los de forma eficiente no futuro.

É por essa razão que o Business Analytics é uma área tão importante para setores altamente estatísticos, como finanças e marketing. Afinal, essas soluções de inteligência e interpretação de dados possibilitam qualificar a sua tomada de decisão.

Quais são as vantagens para a empresa?

Inovação, satisfação do consumidor e resultados. A inovação fala por si só. Ao investir em Business Analytics para otimizar a comunicação, a contabilidade, o recrutamento, o marketing ou afins, você moderniza a empresa e, por consequência, eleva sua competitividade no seu segmento.

Em seguida, o aumento na satisfação do consumidor. Trabalhar sem Business Analytics é “operar no escuro”, sem saber o que está fazendo de certo ou errado. Com soluções de BA, você ganha uma visão ampla e estatística sobre cada detalhe da sua operação. Assim, fica mais fácil replicar os acertos e corrigir os erros.

Por último e mais esperado, os resultados. A empresa passa a contar com uma operação mais moderna, competitiva e alinhada ao cliente, capaz de melhorar quanto mais opera no mercado. Logo, vai rapidamente se tornando referência no segmento, atraindo mais clientes, negócios e resultados positivos.

Como você observou, Business Analytics é só a ponta do iceberg. Na realidade, o que o conceito defende é uma visão atenta e estatística sobre os detalhes da sua operação, pois essa é a melhor forma de diagnosticar, em tempo real, qualquer erro que precise ser eliminado.

Gostou do post? Então, assine nossa newsletter e acompanhe mais novidades para aplicar no seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.