Como o chatbot para clientes pode ajudar na fidelização?

Tão importante quanto conquistar novos clientes é a fidelização dos atuais, afinal, são os clientes fiéis que garantem a renda recorrente para a sua empresa. O chatbot é uma ferramenta que, se bem utilizada, pode contribuir, e muito, com a fidelização dos clientes — é possível trabalhar para reduzir as principais objeções que eles têm em relação ao atendimento, como as filas de espera e repetições de perguntas, por exemplo.

Para que você entenda a importância dos chatbots para clientes fidelizados, neste post, vamos abordar as principais características que fazem dessa ferramenta uma solução ideal para a fidelização. Confira!

O Atendimento é feito onde o cliente está

Muito além dos chats do site e app próprio das empresas, os chatbots podem ser configurados para serem utilizados nas redes sociais, levando todos os benefícios do atendimento automatizado onde o cliente está. Assim, a sua empresa estará sempre a poucos cliques ou toques do cliente, que poderá fazer as suas solicitações de forma rápida e prática.

Evita repetições de perguntas e respostas

Um dos fatores que mais frustram os clientes durante um atendimento é ter que responder a mesma pergunta várias vezes — quando ele está ansioso por uma solução para seu problema. 

A união do chatbot com um CRM, em um atendimento omnichannel, possibilita a criação de um histórico do cliente, com a coleta de dados, antes do cliente falar com um atendente humano. Esse histórico, além de evitar a repetição de perguntas, torna o atendimento mais ágil a cada nova solicitação.

Reduz as filas de espera

Outro motivo de grande queixa dos clientes são as filas de espera intermináveis para serem de fato atendidas. Com o chatbot, o cliente tem uma experiência muito mais intuitiva durante o atendimento, sendo direcionado para a solução de seu problema por meio do fluxo pré programado de acordo com suas respostas.

Desse modo, o cliente não fica em modo de espera, pois ele interage com o bot, podendo resolver seu problema de forma autônoma, quando possível, ou ser encaminhado para um atendimento humano — tendo adiantado uma série de processos via chatbot, que tornará o atendimento muito mais preciso.

Oferece disponibilidade 24/7

Foi o tempo em que as pessoas estavam dispostas a resolver os seus problemas apenas em horário comercial. Como estamos todos conectados o tempo inteiro em nossos smartphones, queremos resolver problemas quando temos disponibilidade. 

Ao utilizar um chatbot, você permite que seus clientes consigam resolver problemas diretamente no chat, que ele adiante solicitações, abra tickets e faça agendamentos entre outros, a qualquer momento.

Permite a coleta de dados e feedbacks

Outro benefício do uso dos chatbots para a fidelização de clientes é a facilidade de coletar dados de forma direcionada, para retirar insights e feedbacks. Assim, é possível aprimorar seus produtos e serviços, tendo como base dados sólidos a respeito do que os clientes frequentemente esperam de sua empresa.

Além disso, a coleta de dados permite a criação de um histórico, trazendo maior agilidade nos atendimentos e a criação de um banco de dados de soluções que poderão ser utilizadas como referência em problemas semelhantes.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância do uso de chatbots para clientes que buscam uma maior comodidade e agilidade no atendimento, e que, quando bem atendidos, se tornam fiéis. Para alcançar esse nível de fidelização, é importante escolher uma boa solução de chatbot, contando com um parceiro especializado, preparado para entregar a ferramenta de atendimento que sua empresa necessita.

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