Entenda aqui como funciona o chatbot para WhatsApp

Graças à popularização dos smartphones, a navegação em aparelhos móveis se tornou uma das principais formas de comunicação atualmente. Um dos principais exemplos disso é o WhatsApp, um dos principais aplicativos de mensagens disponíveis hoje. Além de servir para contatos pessoais, ele também é uma excelente plataforma para empresas realizarem vendas e atendimentos.

Porém, com o volume de usuários, é difícil administrar todos individualmente. Felizmente, é possível facilitar esse atendimento utilizando o chatbot para WhatsApp. Essa tecnologia já está presente no mercado há algum tempo, sendo um excelente recurso para médias e grandes empresas interessadas em maximizar a qualidade do atendimento.

Se você está interessado nessa solução, então acompanhe e aprenda mais sobre o chatbot para WhatsApp e como utilizá-lo.

Quais as principais vantagens do chatbot para WhatsApp?

O uso de chatbots, de forma geral, é uma tendência bem forte na maioria das empresas. Alguns dos benefícios que essa tecnologia oferece são:

1.     Otimização de custos

Para atender um grande público por métodos tradicionais, é necessária uma equipe proporcional. Porém, com o uso do chatbot, você pode realizar um número muito maior de atendimentos sem elevar o custo total do processo de atendimento.

2.     Automação de atendimento

Outro benefício bem evidente é que os chatbots permitem que esse atendimento seja parcialmente automatizado, não havendo intervenção humana direta. Dessa forma, dúvidas comuns podem ser respondidas com mais rapidez, sem exigir que o cliente espere em uma fila.

3.     Maior escalabilidade

Por fim, mas não menos importante, o chatbot para WhatsApp é uma solução que acompanha facilmente o crescimento da empresa. Com mais vendas, também seria necessário ampliar a equipe de atendimento de forma proporcional. Porém, a tecnologia permite que mais serviços sejam realizados sem ter que investir em uma nova infraestrutura.

Como utilizar o chatbot para WhatsApp?

Considerando seus benefícios, é fácil entender por que os chatbots são uma forte tendência no atendimento via WhatsApp. Como implementar essa solução? Veja aqui os principais passos:

1.     Use o API WhatsApp Business

Para poder integrar um chatbot em seu WhatsApp Business, primeiro você precisa de uma empresa que tenha integração com a API do WhatsApp, a qual irá apresentar seu negócio para ser verificado e aprovado. Após receber essa aprovação você poderá implementar o chatbot e posteriormente ter múltiplos atendentes.

2.     Monte o fluxograma de diálogo

Diferente de um ser humano, o chatbot para WhatsApp tem respostas limitadas. Porém, elas podem ser bem completas se você criar um fluxograma de diálogo. Ele começa oferecendo algumas opções. Com base nas respostas do cliente, o chatbot emite uma resposta ou novas e mais opções. Se nenhuma delas responder às dúvidas, então ele é encaminhado para uma pessoa.

3.     Teste, aplique e ajuste

Depois de montar um fluxo de diálogo, tudo que resta agora é testá-lo. Aplique esse fluxo a várias pessoas, coloque-o como parte do seu atendimento, escute o feedback do público e faça ajustes ao longo do caminho. Quanto mais ele for refinado, mais eficiente será o processo de atendimento.

Agora que você conhece melhor o chatbot para WhatsApp, é hora de implementá-lo em seu processo de atendimento. Você logo verá o efeito positivo que ele possui no desempenho do seu negócio.

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