Como coletar e transformar o seu negócio com feedback dos clientes?

Várias ótimas empresas perdem energia ao longo do tempo por um motivo: não sabem direito o que seus clientes precisam. Sem essa informação, é bem difícil entregar um serviço que seja relevante para o público. Entretanto, a solução para isso é relativamente simples: coletar o feedback dos clientes. A questão que fica para todo gestor é como fazer isso e, ainda, como usá-lo depois.

Dependendo do negócio que você conduz, haverá várias maneiras de captar esse tipo de informação. A melhor forma varia de acordo com seu público, seu produto, área de atuação, entre muitas outras variáveis. Mas se você implementar ao menos algumas dessas opções, poderá testá-las e descobrir qual é mais eficiente.

Ainda não sabe por onde começar? Não se preocupe. Separamos aqui alguns passos que você pode seguir para captar e utilizar esses dados a seu favor. Confira!

Coletando o feedback dos clientes

Formulários online

Se você atende a um grande número de clientes e leads em diversas localidades, então é mais difícil coletar informações personalizadas de cada um. Você vai precisar de um método mais eficiente, com alcance quase global. Criar formulários é uma boa alternativa, já que eles podem ser distribuídos em larga escala e toda a informação coletada pode ser facilmente quantificada.

Interações nas redes sociais

Se o seu público não responde muito bem a uma lista de questões longa, você pode adaptá-las para suas redes sociais em interações menores. Coloque uma questão simples e uma postagem, uma enquete ou algo simples que possa ser respondido rapidamente. Afinal, é nesses ambientes que seus leads estão mais dispostos a interagir.

Ferramentas de Analytics

Por mais que você tente, nem todo o feedback dos clientes pode ser coletado diretamente. Há muito que não é dito e informações que não cabem em um questionário direto. Nesses casos, a melhor opção é uma abordagem indireta, usando ferramentas de Analytics para coletar esses dados por meio da internet. É a forma menos invasiva e mais eficaz de conhecer seu público.

Usando esse feedback para melhorar seu serviço

Encontre os pontos de melhoria dos seus processos

Se o seu serviço não está sendo satisfatório aos clientes, certamente você vai encontrar algumas reclamações nessas pesquisas. Mas não fique abatido! Elas são o melhor ponto de partida para descobrir como se aprimorar. Desde que você continue usando esse conhecimento para crescer, sempre estará à frente da concorrência.

Crie um relacionamento mais próximo com seu público

Em parte, o feedback dos clientes é mais honesto quando a marca é mais próxima do seu público. Se você souber o tratamento que eles preferem, quais conteúdos gostam mais e quais ambientes mais frequentam, então poderá se aproximar organicamente deles e facilitar sua captação.

Identifique seu nicho de mercado

Por fim, você deve usar esses dados para identificar o nicho ao qual sua empresa pertence. Segmentar ao máximo seu público e área de atuação vai ajudar a otimizar suas conversões. Menos recursos investidos e maior rentabilidade para sua empresa.

Agora que você sabe como captar e usar o feedback dos clientes em sua empresa, é hora de começar aqueles questionários! Quer aprender ainda mais sobre o tema? Então veja aqui algumas formas de transformar esse feedback em receita para seu negócio.

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