Como incluir novos canais de atendimento ao cliente no seu serviço?

O atendimento ao cliente é um dos estágios mais importantes no processo de vendas dentro de qualquer empresa. Se o seu público não é bem recebido e bem informado, as suas chances de fechar negócio são bem pequenas. Por isso, é vital investir corretamente nos canais de atendimento da sua empresa. Tanto em qualidade quanto em variedade.

O telefone e o e-mail ainda têm o seu lugar dentro desse processo. Porém, há outras opções e recursos que precisam ser adotados se você pretende manter um nível de qualidade consistente. Para esclarecer mais sobre o tema, vamos falar sobre a importância de investir nesses canais e quais deles podem incrementar o seu processo de atendimento. Acompanhe!

Por que é importante investir em novos canais de atendimento?

Alguns negócios podem se sentir confortáveis atendendo apenas por e-mail e telefone, mas isso não é mais o suficiente para manter o ritmo de desenvolvimento da empresa. Confira, a seguir, os principais motivos!

Adaptar-se ao novo consumidor

O perfil atual do grande público está mudando. Há mais demanda por outros canais de atendimento, que sejam mais convenientes e práticos para o dia a dia, principalmente online. Investir neles é a melhor forma de acompanhar as mudanças.

Aumentar a variedade no atendimento

Você vai encontrar, sim, pessoas que preferem o telefone, e-mail e mesmo o atendimento presencial. Mas, também, vai encontrar subgrupos que preferem outros meios de contato. Ter diversas opções permite alcançar um público maior, além de oferecer planos de contingência quando um canal não estiver funcionando adequadamente.

Otimizar os seus custos e rentabilidade

Alguns meios de comunicação, como já mencionamos, possuem melhor relação entre custo e benefício em determinados cenários. Sendo assim, aplicar o mesmo método de atendimento em todos eles não é o melhor plano para maximizar os seus lucros. Separar um pouco mais os seus canais, adaptando cada um ao contexto onde são mais produtivos, gera melhores resultados no médio e longo prazo.

As redes sociais e o chat online são ferramentas indispensáveis

De todos os novos canais de atendimento que você pode encontrar hoje em dia, o chat online e as redes sociais são os mais promissores. Ambos ganharam muita popularidade com a internet e trazem vários benefícios para a empresa.

As redes sociais são os sites mais acessados diariamente, com usuários ativos 24 horas por dia. É o ambiente em que a maior parte dos seus leads sente-se mais confortável. Já o chat online é uma forma de otimizar a sua central de atendimento. Um mesmo atendente pode lidar com mais de um cliente via chat, sem a mesma pressão.

Sempre invista em novas tecnologias

Para que esses meios de comunicação sejam efetivos no atendimento ao cliente, você precisa investir em novas tecnologias que deem suporte a essas práticas. Um sistema de atendimento via chat ou software de gerenciamento de redes sociais são vitais para o melhor funcionamento do atendimento, pois facilitam a administração das mensagens e organização dos dados.

Claro que isso é apenas o começo. A inclusão de novos canais de atendimento em seu negócio é um grande investimento, mas que traz uma série de vantagens administrativas e competitivas para a sua empresa. Entender esses benefícios de antemão dará uma boa vantagem na hora de implementá-los.

Com essas informações, você já entende melhor a importância de adotar novos canais de atendimento em sua empresa. Se quiser continuar bem informado, siga-nos no Facebook, YouTube e na Google+ para ficar sempre por dentro de nossas novidades.

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