Como reduzir taxa de desistência de compras na sua loja virtual?

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a venda de um produto não é um “momento” ou “tarefa”, mas sim um processo. Antes de pagar, você deve ir até a loja, olhar as opções, escolher o melhor produto e depois decidir se vale a pena comprá-lo. Isso fica mais claro nos e-commerces, onde cada estágio costuma ser delimitado em uma página. Dito isso, você já deve ter notado que há muitos pontos que contribuem para a taxa de desistência na loja virtual.

Obviamente, você não quer que um futuro comprador desista no meio do caminho. Para isso, você deve investir em métodos para mantê-los interessados até que façam seu pedido. E para ajudar você com essa tarefa, trouxemos aqui algumas dicas para melhorar sua taxa de vendas. Confira:

Acelere o processo de cadastro

Algo que prejudica bastante a taxa de desistência na loja virtual é o tempo que um lead precisa passar preenchendo cadastros, confirmando senhas etc. Basicamente, cada trabalho que você dá aos seus usuários reduz as chances de que eles continuem na página até o final. Aos poucos, isso reduz a rentabilidade do seu e-commerce.

A solução aqui é minimizar esse trabalho. Peça apenas o mínimo de informação necessária ao seu lead no momento do cadastro e, de preferência, faça tudo na mesma página. Se for possível encerrar esse processo rapidamente, ele sairá mais disposto a comprar.

Ofereça opções no serviço

Alguns clientes preferem pagar com cartão de crédito, outros com débito e alguns por boleto. Muitos compradores estão dispostos a pagar a mais para receber seus pedidos mais rápido, enquanto outros preferem uma opção de menor custo.

Oferecer variedade na forma como seu produto é vendido e entregue é uma ótima forma de não restringir seu público. Frequentemente, esses investimentos geram um grande retorno, considerando o quanto eles podem elevar sua rentabilidade.

Seja claro em suas informações

Algo que gera uma alta taxa de desistência na loja virtual, independente do segmento, é a falta de dados sobre o produto e/ou serviço de entrega. Considerando que o número de crimes virtuais tem crescido substancialmente nos últimos anos, os usuários estão mais atentos a possíveis golpes e fraudes.

Ter uma página mal estruturada, sem dados de segurança ou qualquer informação importante, pode afastar vários possíveis compradores. Se eles acreditarem que seu site se trata de um golpe vão sair imediatamente e podem nunca mais acessá-lo.

Estimule o senso de urgência

Promoções por tempo limitado costumam ser mais rentáveis do que reduções de preço vitalícias. Isso acontece por que, para os clientes, essa limitação cria um senso de urgência muito forte, o que costuma levar a uma decisão mais rápida. Caso você ofereça algum benefício limitado ao seu cliente, é mais provável que ele vá até o fim do processo de compra, mesmo com algumas dificuldades.

Agora que você sabe como reduzir a taxa de desistência na loja virtual, é hora de tomar uma atitude e aumentar sua rentabilidade. Acha que mais pessoas querem colocar essas dicas em ação? Então compartilhe estas informações em suas redes sociais e mostre como é possível manter o interesse dos seus leads online.

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