Como uma equipe motivada pode melhorar o atendimento ao cliente?

Você, provavelmente, já teve um dia em que acordou de bom humor, teve um excelente café da manhã e pouco trânsito até o trabalho. Em resumo, um dia em que você estava motivado a trabalhar bem e acabou com um rendimento acima da média. Agora pense na sua equipe de atendimento ao cliente. Seria muito bom se eles estivessem nesse mesmo nível a maior parte do tempo, não é?

De fato, investir na motivação do seu time de atendentes pode aumentar bastante o desempenho da sua empresa. Considerando que clientes mais satisfeitos tendem a possuir maior ticket médio e maior fidelidade à sua empresa, o retorno pode ser bem duradouro.

Ainda não está convencido? Então veja aqui 4 benefícios que uma equipe motivada pode trazer para o atendimento ao cliente:

1.    Menos desgaste ao longo do dia

Uma pessoa de mau humor costuma passar por problemas comuns do dia a dia, mas reagem como se fossem bem piores do que realmente são. Basta lembrar-se de algum dia particularmente estressante que você teve. Perto do fim do expediente, seu rendimento pode ficar bem próximo de zero.

Por outro lado, estar bem motivado a fazer um bom trabalho pode levar um atendente a ser mais rentável ao longo do dia. Isso evita a perda de duas ou três vendas nas últimas horas de trabalho, o que faz toda a diferença no fim do mês.

2.    Atendentes motivados são mais eficientes

Além de manter o desempenho mais consistente ao longo do dia, profissionais motivados também têm mais chances de sucesso em suas tarefas. A tendência é que o atendimento ao cliente seja realizado com mais paciência e atenção aos detalhes, evitando retrabalho, melhorando seu ticket médio e aumentando suas chances de fidelização. Tudo o que você precisa no seu negócio!

3.    Maior estímulo à especialização

Além do benefício mais imediato, motivar sua equipe faz com que, pelo menos um deles, se especialize nessa área. E, como você já deve saber, um membro experiente e dedicado pode valer por dois ou três atendentes medianos.

Além disso, um especialista também pode passar seus conhecimentos a diante, melhorando os resultados do resto da equipe. Isso aumenta o retorno do seu investimento, pois ele continua gerando frutos no médio e longo prazo.

4.    Efeito no trabalho de pós-venda

Como já mencionamos, o atendimento ao cliente também envolve a sua fidelização. Ou seja, fazer com que a mesma pessoa continue comprando com você. Em parte, isso acontece pela satisfação com o produto, mas, para ter melhores resultados, você deve ter um esforço ativo para criar um relacionamento com ele e atrair aquele lead de volta.

Como você também já sabe, esforço ativo dá trabalho! E ninguém vai buscar mais trabalho ainda, a menos que se sinta devidamente motivado. A comissão será bem alta? O atendente sabe que é mais fácil trazer um cliente satisfeito de volta do que captar um novo? Estes fatores podem determinar se sua equipe se esforçará um pouco mais ou um pouco menos.

Com estas dicas, você já está pronto para melhorar o atendimento ao cliente motivando sua equipe! Tem mais alguma dúvida sobre o tema? Então faça a sua pergunta na área de comentários!

Gostou? Então compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *