Como usar o atendimento para melhorar a retenção de clientes?

Captar mais leads e clientes para sua empresa é parte do ciclo de qualquer negócio, mas, ao contrário do que alguns acreditam, continuar atraindo novas pessoas custa bem mais caro do que aparenta. Por isso, o foco tem passado, em parte, da conversão para a retenção de clientes na maior parte dos negócios.

Isso acontece porque, em última análise, o processo de levar um estranho a comprar seu produto é muito mais caro do que manter o mesmo lead retornando. Afinal, não é necessário explicar novamente o valor do seu produto. E, para isso, uma de suas melhores ferramentas é um bom processo de atendimento.

Caso você não saiba como usá-lo na sua retenção de clientes, não se preocupe. Continue lendo e veja como um bom atendimento contribui para a fidelização.

Responda rapidamente

Independentemente do setor, clientes detestam esperar demais para tirar uma dúvida ou fazer um pedido, por mais simples que seja. Infelizmente, muitas empresas começam a perder credibilidade aqui mesmo, deixando contatos sem resposta ou apenas demorando demais para ligar.

Tornar seu processo de atendimento ágil e consistente é sua primeira prioridade. Cada contato precisa resultar em uma solução ou, ao menos, oferecer um prazo razoável para uma resposta definitiva.

Segmente sua base de clientes

Boa parte de uma estratégia de retenção de clientes depende da melhor segmentação deles. Ou seja, em vez de tentar agradar a todos de uma vez, você divide seus leads em grupos de acordo com seu perfil.

Quanto mais específico for o conjunto, mais eficaz tende a ser sua estratégia. Você poderá focar nos grupos com maior potencial de fidelização e planejar o atendimento ideal para esses. Além, é claro, de não investir tanto tempo para manter leads de baixo potencial.

Crie um procedimento de nutrição pós-venda

Alguns acreditam que o trabalho acaba depois que o cliente fecha a venda, mas isso está muito distante da verdade. O processo de pós-venda é tão importante quanto o de captação, especialmente se você pretende atrair novamente um lead de alto potencial.

Contatos frequentes, envio de promoções e, claro, respostas rápidas aumentam as chances de que o mesmo cliente retorne com o tempo. Formalize esse processo para cada segmento de clientes e capacite sua equipe para atendê-los em cada estágio de compra.

Invista em ferramentas específicas

E-mail e telefone são meios de comunicação válidos, mas você precisará de mais do que isso se pretende reter seus melhores leads. Ter ferramentas de atendimento mais eficazes faz uma enorme diferença nesse ponto.

Um chat em tempo real e integrado com seu CRM, por exemplo, agiliza bastante o processo. É possível determinar rapidamente o perfil de um lead cadastrado, responder imediatamente e fazer qualquer atualização sem demora extra.

Agora que você entende um pouco melhor como o atendimento pode beneficiar sua capacidade de retenção de clientes, pode aplicar essas práticas em seu negócio e facilitar seu processo de fidelização. Acha que vai precisar de mais ajuda para incrementar seu sistema de atendimento? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar.

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