Comunicação em imobiliárias: 4 gatilhos que um chat proativo deve ter

O chat proativo é uma poderosa ferramenta para imobiliárias. Afinal, quando um potencial comprador visita o seu site, é comum que ele tenha dúvidas ou precise de informações adicionais ao se interessar por um imóvel. Como o atendimento online está a poucos cliques do usuário, o recurso é mais fácil, prático e rápido para o cliente.

É por isso que os chats ganham tanto espaço no mercado atualmente. Quando eles são bem utilizados, são um ótimo diferencial em relação à concorrência. Não apenas por oferecer um canal de contato adicional, mas também por permitir a adoção de um modelo de atendimento realmente funcional e estimulante para o comprador.

Conheça alguns dos gatilhos que você pode utilizar e aumente as suas vendas com um chat proativo!

1. Saiba o número de visitantes online

A audiência do site de uma imobiliária costuma ter horários de pico e você precisa se programar para atender à demanda. Do contrário, pode ficar difícil assumir uma postura proativa, pois um número desproporcional de atendentes impede que o faça.

Por isso, é fundamental que você monitore o número de visitantes e se planeje de forma a permitir que a oferta de um contato, por meio do chat, possa ser atendida prontamente. Desse modo, a experiência dele é mais satisfatória.

2. Analise os dados

A proatividade começa com a coleta das informações necessárias para entender o comportamento de cada usuário do seu site. Saber se ele é um visitante recorrente, o caminho que ele fez para chegar a uma página de destino e outros detalhes do tipo são informações fundamentais.

Além disso, é importante identificar as páginas com maior rejeição e as com potencial de conversão. Desse modo, você pode oferecer o contato, por meio do chat, em momentos decisivos para o lead. Como resultado, você favorece, inclusive, a criação de um bom relacionamento futuro.

3. Ofereça ajuda

A oferta de ajuda é o procedimento essencial de um chat proativo. O seu potencial cliente foi atraído pelas suas ações de marketing e agora é o momento de converter esse resultado parcial em negócios. Obviamente, esse avanço ocorre passo a passo. A proposta de ajudá-lo na continuidade deve parecer natural e ser entendida como uma demonstração de atenção para com ele.

Para alcançar esse objetivo, é fundamental evitar uma postura insistente. Se, logo que acessar uma página, ele receber uma oferta, ela se transformará em um incômodo. No lugar disso, o ideal é ser convincente, o que você consegue quando oferece a ajuda que ele precisa. Ou seja, a mensagem adequada no momento certo.

4. Tenha mensagens adequadas para cada página

A página na qual o usuário se encontra indica diferentes posicionamentos em relação à jornada de compra e às necessidades dele.

Por exemplo, se ele está pesquisando imóveis para compra em uma região, você pode ofertar ajuda na pesquisa, mas essa mesma mensagem na página de visualização de detalhes de um imóvel não fará muito sentido para ele. Nesse caso, seria mais adequado oferecer a possibilidade para a consulta de detalhes adicionais.

Do mesmo modo, se ele estiver em uma página que relacione os documentos necessários para uma locação, ele será mais facilmente estimulado por uma mensagem proativa que sugira ajuda com relação aos procedimentos relacionados.

Como pôde observar com a leitura deste texto, o chat proativo não tem grande complexidade. Se você entende a lógica de comportamento dos visitantes de seu site, consegue facilmente identificar os momentos ideais de abordá-lo diretamente. Os resultados ocorrem de forma natural como decorrência de oferecer uma alternativa útil para o comprador.

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