Confira 2 estratégias de marketing focado no cliente

O relacionamento com os clientes é um ponto-chave para o sucesso de qualquer negócio.

Sua empresa já investe em estratégias de marketing focado no cliente? No artigo de hoje vamos explicar a importância desse investimento e como estruturar algumas ações.

Por que estruturar uma estratégia de marketing focado no cliente?

Você sabe quanto cada cliente custa para o seu negócio? Investir em fidelização é ter a certeza de que a cada um deles dará lucros.

Para entender o custo de aquisição de clientes, vamos fazer uma conta básica: analise o último mês da sua empresa e some todos os valores de investimento em comunicação e vendas que foram realizados para atração e captação. Pegue esse valor e divida pela quantidade de conversões e descubra quanto custou cada cliente para a sua empresa.

Por exemplo: se o seu investimento foi de R$4.000,00 e você conquistou 10 clientes, cada um deles custou R$400,00.

Para que eles comecem a dar lucro, é preciso que você tenha um ticket médio maior que esse custo. Em alguns negócios, é preciso que o cliente realize mais de uma compra para conquistar esse valor. Pensando nisso, é fundamental fidelizar seus clientes e garantir que eles voltem, para aumentar a lucratividade do seu negócio.

Treinamento da equipe de colaboradores

O primeiro passo para estruturar uma estratégia de marketing focado no cliente é o treinamento da sua equipe de colaboradores. É fundamental que todo o seu time esteja de acordo com a necessidade de oferecer um atendimento diferenciado.

Qual é a imagem que a sua empresa quer passar? Que tipo de atendimento você acha interessante oferecer aos clientes?

Com essas respostas em mãos, é hora de criar um projeto de treinamento para garantir que todos os seus colaboradores estejam por dentro dos objetivos da empresa e possam agir conforme tal.

Personalização no atendimento

A personalização do atendimento também é um passo muito importante para melhorar a relação da sua empresa com os clientes. Isso porque é preciso deixar o seu cliente sentir que ele é único e importante para o seu negócio.

Para estruturar uma ação de atendimento personalizado, temos dois caminhos possíveis:

1. Utilização de um bom CRM

O primeiro passo é a utilização de um bom CRM. Essa plataforma cuidará do armazenamento de informações importantes a respeito dos seus clientes, dando à sua equipe material necessário para atendê-los de forma mais personalizada.

Você saberá quem é qual cliente, que tipo de produto ou serviços ele comprou, quais são suas maiores objeções e muito mais.

2. Criação de um atendimento online eficaz

Outro ponto necessário para garantir que a sua empresa consiga atender aos seus clientes da melhor forma possível, é preciso pensar em um atendimento eficaz.

Uma dica para isso é a utilização de softwares de atendimento, chamados chats, que podem ser instalados no site e na loja virtual, por exemplo, para que o seu cliente consiga tirar todas as suas dúvidas com facilidade e em tempo real.

Que tal entender um pouco mais sobre como melhorar o seu atendimento personalizado? Leia nosso conteúdo sobre software de atendimento: como ele ajuda na experiência do usuário no site!

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