Conheça 4 estratégias de marketing de relacionamento para aplicar no seu negócio

Captar mais clientes e fidelizá-los são grandes desafios para qualquer empresa que tem foco em resultados e, para isso, o marketing é o mais forte aliado. As estratégias voltadas diretamente para o público e a busca por um relacionamento cada vez mais próximo encantam os olhos dos clientes e deixam a concorrência para trás.

Conhecer e aplicar de forma correta todas as técnicas são medidas fundamentais para que a mágica aconteça. Continue a leitura deste post que mostraremos a você 4 superestratégias de marketing de relacionamento que farão toda a diferença para o seu negócio e suas vendas! Vamos lá?

1. Conheça seu público

Usar ou não um tipo de linguagem, preferir esta ou aquela rede social, postar uma foto ou um vídeo são questões que só poderão ser respondidas se você conhecer quem acompanha o seu material ou produto. 

Crie bancos de dados, formulários de avaliação, espaços para críticas e sugestões. Por meio de conversa com um atendimento mais personalizado você conseguirá obter mais informações e conhecer mais sobre as pessoas que estão se conectando com a sua empresa.

2. Ofereça programas de fidelidade

Todo mundo adora um presentinho, não é mesmo? Com o seu cliente não seria de outra maneira. Dar a ele a oportunidade de criar um elo maior com você por meio de compras bonificadas é uma ótima forma de fazer com que ele sempre volte e dê um bom retorno financeiro.

Existem também outras formas de bonificação, como prêmios/descontos de aniversários, promoções internas atreladas às datas comemorativas ou pesquisa de satisfação com brindes para a próxima compra, tudo para fidelizar cada vez mais a sua clientela.

3. Use a tecnologia a seu favor 

Estudos feitos em 2018 mostram que o brasileiro passa, em média, 9 horas e 14 minutos por dia conectado à internet, ou seja, se é lá que está seu possível cliente, é lá que você deve estar!

São diversas as formas de interagir com esse público virtual. Algumas redes sociais, como Facebook e Instagram, oferecem páginas e planos voltados às vendas e você pode — e deve — utilizá-las em sua empresa. Há também os blogs e sites e e-mail marketing.

4. Monitore seus clientes e suas estratégias de marketing de relacionamento

Para conhecer os seus resultados e saber o que está dando certo e o que precisa melhorar, um constante monitoramento do seu público e das suas ações de marketing é muito importante. Dependendo de qual estratégia você utiliza, esse controle pode ser feito por você mesmo, seus colaboradores ou programas de gestão.

Utilizar métricas ou KPIs (Key Perfomance Indicator — Indicador Chave de Performance) para verificar as taxas de cliques em posts e sites, taxas de rejeição, interações em redes sociais e novos visitantes são formas de verificar como está a interação das suas atividades com o público geral.

As técnicas de rapport também são fundamentais para que todo esse trabalho dê certo: fazer com que seu cliente perceba que você está interessado nele, demonstrar empatia e confiança em seu produto são apenas alguns itens que contribuem nessa árdua tarefa.

Que tal ter ao seu dispor uma empresa que é autoridade quando o assunto é ajudar a monitorar e dar todo o suporte necessário para a aplicação das suas estratégias de marketing de relacionamento? Conheça agora a Contako e veja como somos a melhor solução para o seu negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.