Conheça 4 principais canais de atendimento ao cliente

Além de pensar em fornecer um serviço, entregar produtos e fechar vendas, uma empresa também é responsável por prestar o melhor atendimento ao seu público, sempre tirando dúvidas e ajudando na tomada de decisões. E uma questão que vem nesse pacote é a escolha dos canais de atendimento ao cliente que você deve usar.

Claro, dependendo de cada negócio e do público-alvo, diferentes meios de comunicação terão diferentes níveis de relevância para o faturamento. Escolher os canais certos vai facilitar a captação de novos leads, aumentar sua taxa de conversão e diminuir o custo de aquisição por cliente. Basta saber quais deles são mais úteis para o seu negócio.

Para ajudar um pouco com isso, listamos aqui 4 dos principais canais de atendimento ao cliente que você tem à sua disposição. No geral, eles nunca devem faltar em seu negócio. Confira a seguir.

1. Atendimento por telefone

Esse é o meio mais tradicional de atender clientes a distância e ainda é muito relevante para a grande maioria das empresas. Seu funcionamento é relativamente simples: a empresa monta uma central de atendimento com diversos telefonistas, os quais recebem ligações e solucionam problemas rapidamente.

A principal vantagem aqui é a familiaridade que os clientes têm com o método e a praticidade dele. É bem difícil encontrar uma pessoa que não tenha nenhum costume de usar o telefone, mesmo que só de vez em quando. Considerando que há muitas pessoas que não se dão bem com os novos meios de comunicação, essa é a melhor maneira de não perder nenhum lead.

2. E-mail

Alternativamente, há muitos clientes e potenciais consumidores que não se dão tão bem com o telefone. Talvez eles não tenham muito tempo para ligar em horário comercial ou tenham mais facilidade em se expressar de forma escrita. Nesses casos, o meio mais adequado provavelmente é o e-mail corporativo.

De todos os canais de atendimento ao cliente, esse costuma ser o mais formal. Por meio de um e-mail, é possível listar e responder diversas dúvidas de uma vez, anexando dados e links úteis. Além disso, você pode recebê-los fora do horário de atendimento e respondê-los no dia seguinte.

3. Chat online

Na maioria dos casos, o cliente precisa de uma resposta ainda mais rápida e prática, o que dificilmente é possível conseguir via e-mail ou telefone. Uma alternativa aqui é a utilização do chat online no site da empresa.

Basicamente, você apenas insere um sistema de chat em sua página e cria uma equipe de atendimento para tirar dúvidas. Dessa forma, uma equipe menor pode lidar com mais clientes no mesmo tempo sem dificuldades ( quando comparado a outros modelos).

4. Aplicativos de mensagem

Aplicativos como o WhatsApp, o Telegram e o Messenger mudaram consideravelmente a maneira como as pessoas se comunicam. Muitos clientes já dão preferência a essas ferramentas ao invés de utilizar e-mails ou de fazer ligações, por exemplo. Ter um canal de atendimento por meio desses apps é uma ótima forma de facilitar o acesso dos clientes ao seu negócio.

Com essas opções de canais de atendimento ao cliente, você já pode escolher aquelas que melhor se encaixam nas demandas da sua empresa. Se quiser se aprofundar um pouco mais no tema, confira e baixe os nossos materiais de estudo e aprenda mais sobre atendimento e comunicação com o cliente!

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