Cultura de experiência do cliente: isso pode fazer minha empresa crescer?

Nos últimos anos, as empresas começaram a notar que há muito mais coisas envolvidas na decisão de compra dos clientes do que simplesmente a qualidade do produto. A escolha do seu público começa muito antes disso, desde o primeiro contato com a marca, seja pelo marketing direto (propagandas, blogs etc.) ou pelo indireto (fala de conhecidos, entre outros). Daí vem surgindo uma cultura de experiência do cliente, o que promete mudar a forma como você atrai seus clientes.

E o que seria essa experiência? Em termos bem simples, é o conjunto de todas as interações que o cliente tem com sua empresa, antes, durante e após a compra. Isso inclui o marketing de boca em boca, atendimento ao cliente, tempo de entrega, etc. E quando este aspecto se torna parte da sua cultura empresarial, melhorar essa experiência será algo bem natural para sua equipe.

Ainda não está convencido? Então veja aqui alguns dos benefícios que a cultura de experiência do cliente traz para sua empresa!

Aceleração do ciclo de vendas

Esperar mais do que o necessário é bem prejudicial para o seu relacionamento com o cliente. Isso pode gerar muita frustração, o que reduz bastante suas chances de fechar um negócio, seja agora ou no futuro. Por isso há tanta preocupação em atender seus leads rapidamente, assim que solicitado.

Sendo essa uma parte central da experiência do cliente, é natural que você invista para que a experiência seja o menos burocrática possível. Menos filas, menos solicitação de documentos, menos cláusulas obscuras em contratos. Tornando o processo mais prático e rápido, você atrairá mais clientes e ainda terá mais tempo para atendê-los.

Maiores chances de fidelização

Quando você come em um restaurante e se sente completamente satisfeito com tudo, da refeição até a interação com os funcionários, você tem boas chances de voltar lá sempre que possível. O mesmo vale em praticamente qualquer segmento de negócios, sejam seus clientes pessoas físicas ou jurídicas.

Um cliente fidelizado vale muito mais do que um novo lead. Primeiro, sempre é mais fácil fechar uma venda com alguém que já conhece seu negócio e pode atestar sua qualidade. Haverá menos resistência e questionamentos ao longo do caminho. Isso significa que você precisa investir menos ao longo do processo para fechar uma nova venda.

Consolidação da equipe

Uma cultura de experiência do cliente exige não só a renovação de vários processos na sua empresa, mas também da filosofia que sua equipe segue, especialmente os times de venda, produção e marketing. Eles não podem atuar completamente separados se quiserem otimizar os próprios esforços e maximizar seus ganhos.

Sendo assim, uma das implicações desse tipo de cultura é que seus colaboradores aprendam a atuar em conjunto, trocando informações e se coordenando. Dessa forma, todos poderão trabalhar para melhorar a experiência do cliente sem ter que sobrecarregar nenhum setor com responsabilidades demais.

Agora que você sabe como uma cultura de experiência do cliente pode ajudar a alavancar sua empresa, é hora de colocá-la em prática! Quer continuar recebendo nossas dicas? Então assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossos mais novos e melhores conteúdos.

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