Customer Success: é possível aumentar o nível de satisfação do cliente?

Atender às expectativas de seus leads é um ponto importante para a satisfação do cliente. Se você promete uma solução que não consegue oferecer, seu lead se desapontará com a compra, o que é bastante problemático para o seu negócio.

Em alguns momentos, você deve, inclusive, focar em algo além, como o Customer Success que, como o nome indica, trata-se de uma metodologia para trazer mais sucesso para seus clientes.

Ela também está envolvida no fator satisfação, mas envolve um esforço ativo para melhorar a experiência de uso do produto. Em vez de apenas atender quando ocorre alguma dúvida, você entra em contato com seus clientes e trabalha para que ele obtenha mais do que espera.

Caso você não saiba como o Customer Success funciona, trouxemos aqui 3 pontos que comprovam o quanto ele melhora a satisfação do cliente. Confira:

1. Foco nos clientes certos

A melhor maneira de garantir um índice de satisfação elevado é buscar leads que realmente precisem do produto ou serviço que você oferece. Mesmo que ele possua alguma relevância para as pessoas de forma geral, apenas aquelas que possuem alguma necessidade específica sentirão que obtiveram sucesso a partir da compra.

Seguindo a metodologia de Customer Success, você investirá mais na segmentação do seu público, atraindo os leads com maior potencial e urgência de compra. Dessa forma, você terá um retorno maior para suas campanhas de marketing, melhor taxa de conversão e clientes mais satisfeitos com a própria aquisição.

2. Construção de uma relação de confiança

Algo que contribui muito para a satisfação do cliente, independentemente de o negócio ser fechado imediatamente, é o quanto você se esforça para desenvolver a confiança que ele possui na sua marca.

Isso não só facilita futuras negociações com aquele lead, como também melhora sua reputação e contribui para que ele fique mais satisfeito com sua aquisição.

Esta relação pode ser construída de várias maneiras. Uma conversa franca e transparente a respeito do seu produto e suas condições, por exemplo, é um bom começo. Mas isso não é suficiente para caracterizar uma metodologia Customer Success.

O ideal é algo mais próximo de uma consultoria, com posicionamento ativo por parte da equipe para melhorar o processo. Logo você verá como esses investimentos de recursos, energia e tempo trarão resultados, principalmente para a atração e fidelização de clientes.

3. Investimento em pós-venda

Depois de atrair um novo lead e causar uma boa primeira impressão, muitos profissionais acabam dando seu trabalho como encerrado. Mas este não é o correto. Pelo contrário, você deve continuar investindo naquele lead para que ele retorne à sua empresa sempre que precisar.

Para isso, existe o trabalho de pós-venda nas empresas. Após entregar o produto, ofereça soluções auxiliares, canais de atendimento e outras formas de manter o contato entre empresa e consumidor.

Dependendo do potencial daquele lead, faça contatos ativos para verificar a satisfação e oferecer alguma orientação. Com o tempo, isso construirá mais confiança por parte do cliente e facilitará o fechamento de novos negócios.

Agora que você entende melhor o que é o Customer Success, pode elevar a satisfação do cliente na sua empresa. Tem mais alguma dúvida ou sugestão sobre o tema? Então deixe um comentário logo abaixo.

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