Descubra agora mesmo como usar o chat para vender

O uso do chat para vender favorece a geração de leads e o recebimento de feedback, mas também pode ser uma ótima ferramenta de conversão. Para isso, o primeiro passo é se convencer de que esse tipo de ação é possível de realizar.

Como ocorre em grande parte das atividades de venda, é comum o vendedor se limitar em suas ações com base no próprio preconceito. Ele parte do princípio de que o cliente não está disposto a determinados procedimentos e, em razão disso, nem ao menos se esforça para viabilizá-los.

Um bom exemplo é o caso da conversão por meio do atendimento online. Se ela não for estimulada pelo profissional de vendas, é improvável que o cliente a sugira. A pergunta natural a se fazer com base nisso é: o que posso fazer para gerar a ação de compra nesses casos? Para saber a resposta, basta continuar a leitura. Confira!

Ter um script de vendas

O trabalho começa com planejamento. Se você se prepara previamente para aplicar procedimentos otimizadores da conversão, a atividade fica mais fácil.  Por isso, procure elaborar um script com foco no estímulo à ação de compra.

Para que ele tenha efeito, é fundamental o seu conhecimento sobre o processo de compra do lead. Considere o definido para compra e esteja preparado para fornecer todas as informações necessárias à decisão do cliente.

Gerar atendimento rápido e em tempo real

É sabido que o cliente tende à conversão quando recebe respostas imediatas as suas dúvidas. Se você presta o atendimento e se compromete com pendências, como enviar informações adicionais, formulários ou qualquer outro material, está procedendo de um modo que impede a decisão imediata de conversão — o que, necessariamente, não precisa ocorrer. Por isso a etapa anterior é muito importante.

Além disso, o atendimento ágil evita que o lead abandone o contato e protele sua decisão. Quando o suporte é lento e com pausas mais longas entre perguntas e respostas, favorece a desistência por parte do comprador.

Solucionar o caso dentro do próprio chat

Uma das principais causas de insatisfação e renúncia à conversão é a transferência contínua do potencial comprador a outros canais. Ele já está em contato com você e o sistema de atendimento fornece todos os recursos necessários para prestar um bom atendimento. Não os desperdice!

Desse ponto de vista, é fundamental que a equipe esteja preparada e se sinta completamente confortável com a utilização das funcionalidades disponíveis.

Comprometer o cliente com a continuidade

Da mesma forma que a decisão não precisa ser protelada, realizar a conversão por meio do chat não significa resultado imediato. Dependendo do tipo de produto com o qual você trabalha, isso pode ser difícil de conseguir. Seja qual for o seu caso, quando ocorre a protelação é importante definir os detalhes de continuidade e procurar comprometer o lead com o próximo passo.

Sugira alternativas para ele, indique artigos disponíveis no blog que tenham sido elaborados com o objetivo de ajudar no acompanhamento da jornada de compra do cliente e, quando possível, programe um novo contato ou o próximo passo.

Obviamente, não adianta exigir do cliente, se não corresponder à demanda básica, não conseguirá usar o chat para vender. Mantenha um bom controle das pendências e procure ser pontual nos procedimentos seguintes. Além disso, é lógico que você precisa de uma boa ferramenta de atendimento online a fim de ajudar no processo e com informações fundamentais.

Por isso, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e saiba em detalhes como a nossa solução pode ajudar no seu caso.

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