O que é o design de interface de usuário e quais são suas vantagens?

O design de interface de usuário é um conjunto de práticas, métodos e ações desenvolvidas na criação de elementos de interação com o cliente — como a tela de acesso a uma plataforma digital —, buscando desenhar um fluxo capaz de proporcionar uma experiência favorável nesse contato.

Você certamente já acessou sites, plataformas digitais, aplicativos e softwares que apresentaram telas complicadas, difíceis de entender, navegar e explorar. Nesses casos, faltou cuidado ao desenhar (design) as telas (interface) e o fluxo, de um modo que facilitasse a compreensão e o uso.

Dominar os conceitos e a lógica que envolve o design de interface é fundamental para avaliar as ferramentas que pretende adotar, de modo a escolher as que agregam maior valor ao serviço e a experiência que sua marca oferece ao cliente. Por isso, confira as dicas que reunimos para você.

A importância do design de interface de usuário

Muitas boas ferramentas disponíveis no mercado, prontas para o uso, se preocupam com vários detalhes importantes, como a segurança, a variedade de funções e a versatilidade, mas dificultam o acesso a esses recursos ao produzir interfaces complexas.

É como estar em um avião de última geração, mas sem o painel completo e com manche defeituoso. Ou seja, os recursos estão todos ali, mas o piloto não consegue usá-los. Contudo, um design de interface bem desenvolvido não se limita a permitir o acesso fácil. Ele é elaborado para que o usuário se encante com a praticidade, se maravilhe com o resultado e tenha sucesso na aplicação da ferramenta.

Desse ponto de vista, o design de interface bem elaborado entrega um valor superior ao usuário, que, assim, é mais facilmente fidelizado, engajado e mantido, influenciando a competitividade da empresa e valorizando o produto.

A avaliação da qualidade do design de interface

Apesar dessas inúmeras vantagens, pode ser difícil avaliar como elas são percebidas pelo usuário, pois existem aspectos subjetivos envolvidos. Um desenvolvedor pode achar muito fácil acessar determinada plataforma, sem que o usuário consiga bons resultados. Afinal, o profissional tem conhecimentos muito mais avançados.

Por isso, a melhor forma de avaliar o design é a partir de coleta de informações sobre a percepção do usuário, o que pode ser feito por meio de pesquisas e do acompanhamento direto.

Ainda assim, alguns aspectos são facilmente medidos de forma objetiva e refletem a qualidade do design de interface, como o tempo de carregamento de uma página ou de abertura de uma aplicação. Também, indicadores como a taxa de rejeição e a quantidade de solicitações de suporte causadas por problemas de design, como, por exemplo, muitos usuários não conseguirem encontrar um link importante e solicitarem ajuda.

Os detalhes de design que deve procurar

Os principais recursos que você precisa observar na escolha de um sistema podem variar, pois são diferentes quando avaliamos um CRM e um aplicativo de mensagens, por exemplo. Mas alguns aspectos valorizam qualquer ferramenta, como:

  • a fácil adaptação a diferentes dispositivos: como o celular e os tablets;
  • o tempo de processamento: um programa que demora para abrir ou uma página para carregar demonstram falta de cuidado com a experiência do usuário;
  • padrão consolidado: designs eficientes usam imagens e formatos conhecidos das pessoas;
  • navegação intuitiva: um bom design de interface permite uma boa navegação sem que sejam necessários longos períodos de adaptação.

Além desses detalhes, busque avaliar a qualidade do suporte oferecido pelo fornecedor da solução. Afinal, você e sua equipe também podem se beneficiar de um bom design de interface de usuário, facilitando o uso da aplicação, mas isso não elimina a importância de poder contar com ajuda quando for preciso. 

Ficou alguma dúvida? Gostaria de fazer alguma observação? Quer contar uma experiência positiva ou negativa relacionada ao tema? Deixe o seu comentário. Assim poderemos interagir um pouco sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.