Saiba o que é dimensionamento de equipe e veja seus benefícios

Você já ouviu o termo “dimensionamento de equipes” e sabe do que se trata? Este processo tem ganhado cada vez mais atenção dos gestores, que precisam exercer um olhar atencioso e direcionado para o papel dos colaboradores na organização. Isso envolve métricas cruciais para a saúde da empresa, como:

  • tempo de produtividade;
  • retorno sobre investimento;
  • receita por empregado;
  • crescimento real de receita

Certas questões podem parecer óbvias, mas podem passar batido na prática (e na correria do dia-a-dia). Por exemplo: ter mais funcionários do que necessário e acabar deixando a equipe em ócio, trazendo prejuízo para a empresa. Ou, não ter um capital humano suficiente para atender a demanda da empresa e, igualmente, ter prejuízo em vendas e entregas.

Perigoso, não? Preparamos este artigo para que você possa entender um pouco mais sobre o dimensionamento da equipe e sua importância. Confira!

O que é dimensionamento da equipe e seus benefícios?

Como o próprio nome sugere, o dimensionamento de equipe é o processo em que se verifica a quantidade de funcionários da empresa e sua função e relevância para o negócio.

Nesse contexto é possível definir, por exemplo, se determinada equipe precisa passar por algum movimento (de transferência, desligamento ou contratação).

Este processo é importante em vários cenários, como citados na introdução. Mas, também ajuda na melhora da tomada de decisão, otimiza a produtividade, reduz custos, evita a sobrecarga dos colaboradores e identifica possíveis gaps (inclusive de comunicação) que a empresa apresenta.

Como calcular o dimensionamento da equipe?

Existem diversas metodologias a serem usadas para o cálculo, mas todas elas passam pelo cuidado da gestão em identificar as demandas da própria equipe (combinadas, é claro, com os objetivos da empresa). Confira algumas delas:

Realize o teste de capacidade média esperada

Afinal, o que a empresa espera da atuação dos colaboradores em determinada situação? Isso envolve diretamente a capacidade produtiva da equipe, mas também um olhar para o número de tarefas que conseguem desempenhar com qualidade. Resumindo: quantas pessoas são necessárias para que determinado serviço seja entregue?

Calcule o fluxo de clientes

O cálculo do dimensionamento precisa passar pela demanda existente na empresa. Entender como funciona o fluxo de entrada e saída dos clientes (como o cálculo constante do churn, por exemplo) pode ajudar a gestão a ter uma visão mais clara desse processo.

Faça reuniões e peça feedbacks

Nas reuniões, especialmente onde os resultados são apresentados, é possível ter uma noção mais detalhada da eficiência da equipe e da sua necessidade para a empresa. Nelas, vale perguntar qual é o tempo gasto em determinada atividade e pedir uma justificativa: por que tomam tanto tempo? Ou, por que são feitas tão rapidamente?

Neste contexto, investir e manter uma cultura de feedback é muito importante. Ofereça um espaço seguro e transparente para que seus colaboradores possam manifestar seus desafios. Com essa visão, fica também mais fácil entender se as tarefas estão distribuídas corretamente.

Conte com a tecnologia

Contar com dados e ferramentas tecnológicas é uma maneira importante para deixar o seu cálculo mais correto e justificado. Além disso, a tecnologia é também uma grande aliada da produção, pois automatiza processos custosos e permite uma otimização da mão de obra humana.

Como você deve ter notado, o dimensionamento da equipe pode parecer algo simples, mas possui influência direta na manutenção da empresa. Para ter mais sucesso nesse cálculo, vale determinar um período para planejamento e análise, e posteriormente passar a implementar modificações

Gostou do artigo? Esperamos que tenha sido útil e informativo para você. Fique em dia com nossas informações. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos, como este, na sua caixa de e-mail.

One thought on “Saiba o que é dimensionamento de equipe e veja seus benefícios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.