Encante seu público! 4 passos para manter seus clientes mais satisfeitos

Sem dúvidas, uma das maiores preocupações de qualquer empresa diz respeito ao relacionamento com os clientes. Afinal, além da satisfação gerada, um bom trabalho realizado de atendimento é capaz de fidelizar o consumidor e transformá-lo em um promotor da sua marca.

Por esse motivo, é preciso investir em ações que encantem o público, garantindo que seus clientes saiam satisfeitos das negociações e que futuros clientes sejam atraídos pela sua empresa com facilidade.

No post de hoje, listamos 4 passos de como manter clientes satisfeitos e se destacar da concorrência. Confira!

1. Demonstre interesse genuíno

O primeiro passo para deixar seus clientes mais satisfeitos é demonstrar interesse genuíno pela sua realidade, seus problemas e, principalmente, seu sucesso. Saiba que a venda nada mais é do que um processo de relacionamento bem conduzido, em que há essa demonstração forte de ajudar o cliente. Não adianta manter contato apenas durante esse processo: é preciso continuar esse relacionamento mesmo após a venda.

Por isso, a empresa precisa estar sempre disposta a ajudar seus clientes a utilizar melhor o produto ou serviço e ajudá-los com qualquer problema relacionado a isso. Fique tranquilo! Existem estratégias que podem ser adotadas no seu negócio e cativar seus consumidores.

Rapport

Termo de origem francesa, o rapport é oriundo da psicologia e pode ser aplicado no customer service (atendimento ao cliente). Essa técnica consiste em criar uma ligação, uma empatia com outra pessoa. No serviço de atendimento ao cliente, o uso desse recurso é sinônimo de satisfação: ouvir o outro e entender qual a sua demanda é a primeira ação para conquistar a confiança do consumidor.

Toda comunicação enfrenta barreiras, e isso deixa a mensagem com ruídos. Diferenças culturais, condições fisiológicas, técnicas e psicológicas são alguns aspectos que podem dificultar a compreensão. O emissor que adota o rapport é capaz de avançar alguns desses obstáculos, porque ele consegue se adaptar à realidade do outro.

Omnichannel

Integração não é ter um perfil em cada rede social. Na verdade, é fazer com que as informações geradas em cada uma dessas ferramentas sejam de conhecimento comum aos atendentes. Isso gera valor no momento do atendimento: o cliente não precisa repetir todos os dados e o atendente pode surpreendê-lo ao chamá-lo pelo nome no início do atendimento.

omnichannel garante fluidez, agilidade e personalização no serviço de atendimento ao cliente. Contribui também para uma experiência mais satisfatória, o que faz com que seus consumidores indiquem sua marca para outras pessoas. Nenhum investimento em marketing supera a recomendação de quem já utiliza seus produtos.

2. Mantenha os clientes informados e atualizados

Os colaboradores responsáveis pelo relacionamento com os clientes devem se comportar como consultores de negócios, levando informações e atualizações do mercado para o seu dia a dia. Esse tipo de atendimento é muito valorizado, pois os clientes se sentem empoderados com mais informações e confiam que sua empresa não os vê apenas como uma fonte de lucro.

Para conseguir dar esse tipo de atendimento, porém, é preciso se manter bem informado sobre o mercado de atuação, bem como as ações de sua concorrência. Ou seja: é preciso desenvolver uma rotina de estudos para ficar sempre por dentro de todas as novidades do setor!

Comunicação

Você não precisa deixar a informação somente para o momento de consideração de compra. Afinal, a tendência é que nessa etapa o cliente já esteja munido de bastante conhecimento sobre o produto. O ideal é ir conquistando aos poucos a credibilidade do consumidor ao mostrar que seu negócio entende do assunto.

Uma maneira interessante para atrair a atenção do comprador é a produção de conteúdo. Crie um blog e o alimente com assuntos relevantes. É importante ficar atento às estratégias de SEO para garantir que seus posts terão visualizações. O uso de newsletters também é uma ótima ação para manter mais próximos aqueles que já são clientes da sua marca.

Pós-venda

Outra dica de como manter clientes satisfeitos é marcar presença sem forçar a barra. Isso significa saber o momento certo de entrar em contato com ele. O pós-venda é uma oportunidade para identificar como tem sido a experiência do consumidor com o seu produto. Isso reforça o cuidado com o comprador e com a marca, porque permite corrigir possíveis insatisfações e otimizar a qualidade do serviço.

Treine a equipe para lidar com os clientes também nesse momento. O time precisa estar preparado para contornar situações em que o produto não atendeu às expectativas. Compartilhe técnicas de comunicação não violenta com a equipe do atendimento: com certeza será mais simples solucionar problemas de insatisfação.

3. Alinhe as expectativas

É muito comum que o relacionamento entre empresa e cliente não seja satisfatório, pois as expectativas nem sempre são alinhadas desde o início da parceria. Portanto, insatisfações podem surgir mesmo que o cliente seja bem atendido.

Para que isso não aconteça, é importante desenvolver uma boa comunicação com seu público logo no início dessa parceria: deixe claro quais serão as entregas ao longo desse relacionamento e entenda o que o consumidor espera do serviço. Além de garantir que o cliente tenha uma boa experiência, esse alinhamento permitirá que você crie oportunidades de renovação da parceria, avançando mais um passo em direção à fidelização do consumidor.

4. Trabalhe com a política de feedback

Uma das principais premissas para que qualquer relacionamento seja construtivo para ambos os lados é o feedback. Disponibilize canais para que o cliente possa dar sua opinião sem medo, estando à vontade para fazer críticas quando for preciso e elogiar quando se surpreender com o serviço prestado.

Nessa hora, é fundamental que você esteja pronto para ouvi-los com atenção e trabalhe para oferecer a melhor solução para as demandas apresentadas. Além disso, é possível adotar pesquisas já conhecidas no mercado, tal como o NPS, que diz o quanto o cliente avalia e indicaria o negócio para outras pessoas.

Para colocar tudo isso em prática, use os recursos online a seu favor. Colha dados sobre seus consumidores para conhecê-los. Além disso, não se esqueça de utilizar o atendimento humanizado para garantir uma experiência inesquecível. O Contako sabe como manter clientes satisfeitos e tem a ferramenta certa para ajudar sua empresa.

Se você quer se tornar referência em atendimento ao cliente, entre em contato conosco e confira as soluções que temos para seu negócio!

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