Encante seu público! 4 passos para manter seus clientes mais satisfeitos

Sem dúvidas, uma das maiores preocupações de qualquer empresa diz respeito ao relacionamento com os clientes. Afinal, além da satisfação gerada, um bom trabalho realizado de atendimento é capaz de fidelizar o consumidor e transformá-lo em um promotor da sua marca.

Por esse motivo, é preciso investir em ações que encantem o seu público, garantindo que seus clientes saiam satisfeitos das negociações e que futuros clientes sejam atraídos pela sua empresa com facilidade.

No post de hoje, listamos 4 passos para ajudar você a manter seus clientes mais satisfeitos. Confira!

1. Demonstre interesse genuíno

O primeiro passo para deixar seus clientes mais satisfeitos é demonstrar interesse genuíno pela sua realidade, seus problemas e, principalmente, seu sucesso.

Saiba que a venda nada mais é do que um processo de relacionamento bem conduzido, em que há essa demonstração forte de ajudar o cliente. Não adianta manter contato apenas durante esse processo: é preciso continuar esse relacionamento mesmo após a venda.

Por isso, a empresa precisa estar sempre disposta a ajudar seus clientes a utilizar melhor o seu produto ou serviço e ajudá-los com qualquer problema relacionado a isso.

2. Mantenha os clientes informados e atualizados

Os colaboradores responsáveis pelo relacionamento com os clientes devem se comportar como consultores de negócios, levando informações e atualizações do mercado para o seu dia a dia.

Esse tipo de atendimento é muito valorizado, pois os clientes se sentem empoderados com mais informações e confiam que a sua empresa não os vê apenas como uma fonte de lucro.

Para conseguir dar esse tipo de atendimento, porém, é preciso se manter bem informado sobre o seu mercado de atuação, bem como as ações de sua concorrência. Ou seja: é preciso desenvolver uma rotina de estudos para ficar sempre por dentro de todas as novidades do setor!

3. Alinhe as expectativas

É muito comum que o relacionamento entre empresa e cliente não seja satisfatório, pois as expectativas nem sempre são alinhadas desde o início da parceria. Portanto, insatisfações podem surgir mesmo que o cliente seja bem atendido.

Para que isso não aconteça, é importante desenvolver uma boa comunicação com seu público logo no início dessa parceria: deixe claro quais serão as entregas ao longo desse relacionamento e entenda o que o consumidor espera do serviço.

Além de garantir que o cliente tenha uma boa experiência, esse alinhamento permitirá que você crie oportunidades de renovação da parceria, avançando mais um passo em direção à fidelização do consumidor.

4. Trabalhe com a política de feedback

Uma das principais premissas para que qualquer relacionamento seja construtivo para ambos os lados é o feedback.

Disponibilize canais para que o cliente possa dar sua opinião sem medo, estando à vontade para fazer críticas quando for preciso e elogiar quando se surpreender com o serviço prestado.

Nessa hora, é fundamental que você esteja pronto para ouvi-los com atenção e trabalhe para oferecer a melhor solução para as demandas apresentadas.

Além disso, é possível adotar pesquisas já conhecidas no mercado, tal como o NPS, que diz o quanto o cliente avalia e indicaria o negócio para outras pessoas.

Agora que você já sabe como manter seus clientes mais satisfeitos, compartilhe esse post nas suas redes sociais e ajude seus seguidores a terem sucesso no atendimento ao consumidor!

Gostou? Então compartilhe:
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *