Engajamento: como manter o cliente engajado na sua página?

O engajamento é o que mantém a presença da sua marca viva na internet. Se o seu conteúdo não gera nenhum tipo de reação no público, ele precisa ser revisto o quanto antes. Em tempos de concorrência crescente em todos os mercados, é preciso ser marcante para chamar a atenção do seu cliente, e um indicador eficiente para mensurar esse contato é o engajamento.

O blog e as redes sociais da sua marca precisam medir essa métrica para entender melhor os hábitos e as preferências do público — afinal, o seu objetivo deve ser mantê-la sempre em alta. Para ajudar os usuários nessa tarefa, o algoritmo da maioria das redes sociais hoje proporciona mais alcance às publicações que conseguem bons índices.

Que tal aproveitar algumas dicas de como manter o cliente engajado? Veja o que listamos pra você a seguir:

Faça um bom benchmark

O que os seus concorrentes estão publicando e obtendo sucesso? Você não deve copiá-los, mas ter conhecimento a respeito dessas escolhas é essencial para atuar de forma competitiva e manter o cliente engajado.

Estruture uma lista de empresas vistas como concorrentes da sua e comece a observar que pautas elas costumam escolher. Veja de que forma a concorrência obtém sucesso e tente imaginar possíveis caminhos para impactar a sua audiência.

Publique conteúdo relevante

O que determina a relevância de um conteúdo é o quanto ele gera de identificação para o público-alvo. Portanto, o método certeiro de como manter o cliente engajado é oferecer exatamente o que ele está procurando.

A melhor maneira de garantir essa identificação é estudando as necessidades dessa audiência, de que forma pensam e quais meios utilizam para fazer suas buscas. Tanto um blog quanto as redes sociais podem servir para entregar valor com conteúdo.

Atenda bem e com rapidez

As redes sociais são verdadeiros canais de atendimento para várias marcas, e essa área precisa ser valorizada para proporcionar boas experiências aos clientes. As pessoas já se acostumaram a buscar a atenção das empresas por esse meio, então você também deve se preparar.

Um ótimo caminho de como manter o cliente engajado é oferecer um atendimento de qualidade. Capacite adequadamente quem responde às mensagens e comentários da sua marca e procure sempre oferecer as soluções que os usuários precisam.

Tenha uma presença constante

Quanto mais você publicar, maiores as chances do seu público ver seu conteúdo e se engajar com ele. Isso não significa que você deve exagerar e passar o dia inteiro postando, mas é preciso fazer isso pelo menos uma vez ao dia.

Para facilitar, elabore um calendário editorial onde você consegue planejar o que será publicado em cada dia do mês. Deixe-o bem recheado para que mais pessoas possam ser expostas ao seu conteúdo constantemente.

Observe seus resultados

A partir dos números conquistados pela sua marca durante os períodos anteriores, você pode descobrir muito sobre as preferências do seu público e ajudar no planejamento de próximas estratégias.

Se você perceber que publicações de determinado tema conseguem atrair bastante engajamento, por exemplo, aí está uma possibilidade que pode ser explorada para repetir esse efeito mais vezes. Com o tempo, suas escolhas serão muito mais fáceis.

Tendo em mente cada uma dessas dicas, você tem tudo o que precisa para começar a elaborar um planejamento focado em como manter o cliente engajado no seu conteúdo nas redes sociais e em um blog. Mantenha a sua estratégia sempre em plena evolução para se antecipar a tendências e permanecer relevante.

Em um dos itens, recomendamos melhorar o seu atendimento online para aumentar o engajamento. Veja os principais motivos para fazer isso aqui no blog!

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