Entenda o que é e como implementar o atendimento de SAC 4.0

O modo como as pessoas compram e buscam atendimento sofreu grandes mudanças: se antes era comum ir até uma loja ou esperar horas em uma ligação para ser atendido, agora tudo pode ser feito online e os atendimentos precisam ser rápidos.

Neste texto, você entenderá o que é o SAC 4.0, quais as suas diferenças para o modelo 3.0. Além disso, você verá algumas dicas de como implementá-lo de forma correta para que traga benefícios à sua empresa.

O que é o SAC 4.0?

Esse é o serviço de atendimento ao cliente mais moderno, eficiente e conectado, atendendo melhor as demandas dos consumidores. O SAC agora também acompanha as etapas da jornada de compra dos usuários, fornecendo o suporte adequado para cada uma delas.

Além disso, o SAC 4.0 busca trazer um atendimento mais humanizado, empático e personalizado, já que entende que cada usuário é diferente. Dessa maneira, manter um atendimento padrão em todas as ocasiões não é uma medida efetiva ou que agradará a todos.

Quais as principais mudanças em relação ao modelo anterior?

A principal diferença entre esses dois modelos de atendimento é que a versão atual tem uma maior integração e presença nos meios digitais, além disso, ele conversa melhor com os hábitos das novas gerações. Com o chamado omnichannel, é possível atender o consumidor no local onde ele se sente mais confortável.

Além disso, o SAC 4.0 procura dar uma ótima experiência para o usuário e não apenas responder às dúvidas e reclamações do cliente de forma massiva, o que acaba por fugir tanto da voz defendida pela empresa quanto da vontade desses consumidores.

Como implementar o SAC 4.0?

Agora que você entendeu o que é o SAC 4.0 e quais são as suas diferenças para o anterior, é necessário realizar mudanças para que a sua empresa se adapte a esse novo modelo de atendimento. Veja a seguir algumas dicas de como implementá-lo na sua estratégia.

Invista no omnichannel

Faça com que o seu atendimento esteja presente em diferentes canais (e-mail, telefone, redes sociais etc.), para que os usuários consigam entrar em contato rapidamente com a sua empresa.

Foque na humanização do atendimento

Outra dica para implementar o SAC 4.0 é focar na humanização do atendimento. Para isso, é necessário evitar dar respostas prontas para todos os questionamentos e realmente fazer com que seus atendentes mantenham uma conversa calma, clara e que deixe o cliente totalmente satisfeito com a experiência.

Valorize os dados coletados

Você coletará uma variedade de dados dos seus usuários durante e após os atendimentos. É importante que o setor saiba interpretar e coletar essas informações, já que são extremamente valiosas para entender as expectativas do seu cliente, bem como conhecê-lo melhor.

Use as redes sociais como aliados

Muitas pessoas querem tirar dúvidas diretamente pelas redes sociais, já que é um canal mais cômodo e que elas já acessam com frequência. É preciso que a sua equipe esteja preparada para prestar todo o auxílio possível nessas redes, fazendo a transferência para outro canal caso necessário.

Treine sua equipe

Para que todas as dicas acima sejam corretamente implementadas, os seus funcionários da área de atendimento precisam conhecer e se familiarizar com o SAC 4.0. Reserve um período para instruí-los sobre a novidade ou os incentivem a aprender sobre isso, para que consigam colocá-la em prática no seu dia a dia de trabalho.

Assim, conhecendo o SAC 4.0, você poderá atualizar a sua equipe de atendimento e fornecer um suporte bem mais humanizado e condizente com as expectativas dos seus consumidores.

Você já está usando o SAC 4.0 na sua empresa? Conte nos comentários!

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