Equipe de vendas online: veja como montar a sua!

Montar uma equipe de vendas online pode parecer uma tarefa trabalhosa. Isso porque não são poucas as competências envolvidas. Normalmente, é necessário contar com diferentes profissionais que tenham conhecimentos específicos.

Ainda assim, se der atenção aos aspectos que mencionamos neste texto, vai sentir facilidade em construir um time competitivo, com baixa rotatividade, que entregue bons resultados, fidelize os atuais clientes e ajude a conquistar cada vez mais deles. Confira!

Desenvolva um planejamento estratégico

Talvez pareça estranho começar pela elaboração de um planejamento estratégico. No entanto, é preciso observar que é quase impossível montar uma boa equipe de vendas online sem que ela tenha uma referência do caminho que a empresa deseja percorrer.

O planejamento estratégico faz justamente isso. Ele é a descrição detalhada da direção, das metodologias, estratégias e ações que a organização entende como ideais. Também inclui uma boa definição da missão, visão, princípios e valores do negócio que ajudam a criar sinergia entre os membros da equipe, com base no propósito da empresa.

Defina os objetivos e as metas da empresa

Como parte dessas definições do planejamento estratégico, estão os objetivos e metas do negócio. São pontos que merecem destaque porque tornam o lugar onde a empresa deseja estar perfeitamente concreto e mensurável.

Quando você declara, por exemplo, esperar que a empresa se torne referência no mercado em que atua, você transmite um desejo subjetivo. Porém, quando coloca o objetivo de dominar 20% do mercado até 2020, fornece uma informação muito mais fácil de ser perseguida e alcançada, pois a equipe sabe exatamente o que precisa conquistar.

Invista no treinamento e desenvolvimento da sua equipe de vendas online

Com base nas informações do seu planejamento, é mais fácil definir o perfil dos profissionais de que precisa para sua equipe de vendas online. Esse é seu primeiro passo.

Todo o treinamento depende disso, pois ele vai ajudar a preparar a equipe fornecendo o conhecimento de que seus membros necessitam para executar o trabalho, mas não vai mudar o comportamento desses profissionais no curto prazo.

Por isso, se preciso, faça testes nas áreas de conhecimento básicas e fundamentais para o trabalho:

  • português, matemática e informática;
  • psicológicos;
  • dinâmicas de grupo;
  • entrevistas.

Assim, você se certifica de que contratou os melhores profissionais disponíveis no mercado.

Treine constantemente

Depois de feita a seleção, é importante começar com um treinamento inicial. É essa iniciativa que vai permitir que os contratados conheçam os procedimentos da empresa, o planejamento, os objetivos e as metas do negócio. Além disso, é o momento de transmitir o conhecimento técnico necessário.

Contudo, um treinamento inicial nunca é suficiente. Grande parte do conteúdo que você transmite não é assimilada e outra será esquecida com o passar do tempo. É preciso insistir em um processo contínuo de aprimoramento.

Desenvolva a equipe dia a dia

Com base em métricas de desempenho, você consegue levantar os principais gargalos na operação e deficiências da equipe de vendas online. Esse monitoramento é fundamental para identificar e tratar os problemas prioritários, de forma a agir no que pode trazer maior resultado imediato.

Isso não significa que você precise de treinamentos formais a cada mês. Grande parte desse trabalho de desenvolvimento pode ser feito em reuniões, comunicados internos, por meio de feedback, eventos de premiação ou confraternização.

Invista em tecnologia de atendimento online

Pergunte a qualquer profissional experiente no atendimento online sobre os primeiros minutos de navegação de um visitante do site e todos reconhecerão sua importância. Isso porque o consumidor espera encontrar a informação que procura imediatamente.

É por isso que um sistema de atendimento é fundamental. Ele permite incentivar o contato imediato e um atendimento que aborde de forma mais específica o problema do cliente. Quanto maior for a agilidade e a assertividade em resolvê-lo, mais negócios sua empresa vai fechar.

Para concluir, tenha em mente que para contribuir com o trabalho da sua equipe de vendas online, o sistema de atendimento deve ter funcionalidades que gerem o máximo de eficiência, agilidade e informação. São elas que vão otimizar os seus processos de atendimento.

Ficou alguma dúvida? Tem alguma observação? Uma experiência para contar? Deixe o seu comentário nesta postagem e vamos interagir sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.