Quais são as 3 principais estratégias omnichannel e como implementá-las?

As estratégias omnichannel são formas que uma empresa encontra de atender ao cliente em vários canais, mas com uma única experiência. Assim, o usuário transita entre os diversos pontos de contato com uma empresa sem qualquer diferenciação.

O segredo para um trabalho bem-sucedido em múltiplos canais é a organização. Ter um projeto bem definido e manter o foco em oferecer o melhor serviço possível em todos os canais são diferenciais indispensáveis. Quer entender melhor como adotar o omnichannel em sua empresa? Veja 3 estratégias a seguir!

1. Invista em integração de canais

Nas estratégias omnichannel, seu negócio é um só, independentemente de quantos canais de venda e atendimento ele disponibiliza. Com isso, a experiência do usuário é otimizada, evitando burocracias que atrapalham o fechamento de vendas.

Quanto mais versatilidade e comodidade seu empreendimento oferecer ao consumidor, melhor será a experiência de compra. Pensar as vantagens de cada canal ajuda a enxergar as potencialidades da integração de múltiplas opções.

2. Ofereça uma experiência que combina on-line e off-line

Importante salientar que a integração não é apenas dos canais on-line, mas inclui também o ambiente físico. Assim, o cliente não precisa iniciar e finalizar uma solicitação pelo WhatsApp, por exemplo. Se quiser, poderá iniciar o contato usando o aplicativo para depois buscar o produto encomendado na loja de sua escolha. Alguns exemplos de comodidades que fazem parte da integração omnichannel:

  • guide shop: uma loja física que funciona como vitrine ou showroom dos produtos disponíveis no catálogo virtual. O cliente visualiza os produtos fisicamente, mas conclui a compra pelos canais eletrônicos;
  • ship from store: cada loja física se torna um ponto de distribuição. Com isso, o consumidor recebe do ponto mais próximo de seu endereço, reduzindo os custos de frete e expedição de encomendas;
  • compra on-line com retirada na loja: quem quer oferecer opções de compra sem pagamento de frete pode adotar essa estratégia, inclusive em modelo drive-thru.

3. Adote uma ferramenta de atendimento omnichannel

Para viabilizar um serviço que não diferencia os canais de atendimento ao cliente, é essencial que as informações deles sejam centralizadas e organizadas de maneira coerente. Para isso, existem sistemas inteligentes que foram pensados para quem quer adotar as estratégias omnichannel, como o Contako.

Os usuários do Contako acessam as interações com clientes de todos os canais em um só painel. Além disso, contam com ferramentas de automação e chatbot que são facilmente integradas ao site, Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, entre outras.

Com a possibilidade de customizar para deixar tudo com a sua cara, o Contako é uma solução transparente para o consumidor. Assim, sua empresa oferece uma experiência unificada de atendimento, lidando com múltiplos canais e interações de forma ágil e padronizada.

Escolher a integração de canais e adotar estratégias omnichannel é uma tendência muito forte no mercado. Por isso, as empresas que unificam a experiência do usuário em seus variados canais aumentam a satisfação dos clientes e, por conseguinte, a fidelização.

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