Feedback de clientes: aprenda a transformá-los em receita
O feedback de clientes é uma ferramenta fundamental — não apenas para o crescimento do negócio, mas para a construção de relacionamentos sólidos com o público. É impossível manter esta relação de confiança quando não escutamos o que funciona (ou não) em nossa empresa.
O que o cliente pensa é essencial e deve ser levado em consideração na escolha do dos produtos ou serviços a serem vendidos. Mas como podemos usar o feedback dos clientes em receitas na prática?
Verifique a seguir!
Atenda o seu cliente como ele gostaria de ser atendido
Quem nunca foi mal atendido ao tentar realizar alguma compra? Talvez tenha sido a demora no atendimento, a postura ou o humor do vendedor ou como a loja tratou uma devolução ou troca — não importa.
Para evitar que situações assim aconteçam, é preciso que a empresa considere o atendimento ao cliente como o diferencial mais significativo.
O atendimento diferenciado começa quando a equipe de vendas é capacitada para atender o cliente da forma que ele gostaria de ser atendido. Ao usar de empatia, você poderá oferecer a melhor solução ao consumidor que, além de sair satisfeito, será um promotor do seu negócio.
É preciso captar os sinais emitidos pelo comprador em potencial, entendendo suas necessidades e preferências e oferecendo a solicitação que ele deseja no momento ideal.
Dê tratamento exclusivo para clientes fiéis
Infelizmente, a maioria das empresas costuma priorizar os novos clientes. Ao assistir à TV, você provavelmente se depara com promoções que prometem altos descontos nos 3 primeiros meses, por exemplo.
No entanto, pesquisas indicam que o cliente fiel é responsável por até 65% do faturamento da empresa. Sendo assim, nada mais justo que eles tenham um tratamento diferenciado.
Não espere que o seu cliente ligue reclamando e alegando que vai cancelar a conta ou o serviço. Surpreenda-o com ações para otimizar o relacionamento — como uma newsletter, cupons de desconto e um clube de fidelidade.
Outras alternativas são a antecipação de informações sobre lançamentos e ofertas, além do investimento em conteúdo personalizado, como embalagens especiais. Com esses “mimos”, o cliente se sentirá valorizado e poderá comprar ainda mais.
Monitoramento é sempre necessário
É comum que muitas empresas não estejam à disposição no momento em que seus clientes mais precisam. Se esse é o caso de seu empreendimento, você tem uma ótima brecha para alavancar as suas vendas.
Em vez de apenas vender, encante o cliente mostrando que está preocupado com os seus resultados. Disponha de um bom CRM (Customer Relationship Mangement), acompanhe a evolução do cliente e ofereça ajuda, sempre.
A atenção prestada ao cliente fortalecerá o relacionamento e gerará melhores resultados para ambos!
Receba feedback de clientes e preserve sua imagem
E se o cliente não gostar da organização, limpeza ou de determinado posicionamento de sua empresa? A resposta mais óbvia é que você corrigirá o problema. Mas como você saberá disso, afinal?
A falta de feedback do cliente poderá causar uma exposição da empresa de forma negativa. Comentários em redes sociais ou dentro da própria empresa, por exemplo, são consequências disso — e geram grande constrangimento.
Para preservar a imagem do negócio, uma boa dica é realizar uma pesquisa e utilizar questionários. Assim, você não precisará esperar o cliente sair para falar: poderá saber o que ele pensa e explorará rapidamente o problema.
Agora que você já sabe que o feedback de clientes é uma ótima ferramenta de receita para a sua empresa, não perca tempo: coloque essas dicas em prática e aumente as suas vendas!
E para receber ainda mais dicas como essa, curta a nossa página no Facebook.