Feedback de clientes: aprenda a transformá-los em receita

O feedback de clientes é uma ferramenta fundamental — não apenas para o crescimento do negócio, mas para a construção de relacionamentos sólidos com o público. É impossível manter esta relação de confiança quando não escutamos o que funciona (ou não) em nossa empresa.

O que o cliente pensa é essencial e deve ser levado em consideração na escolha do dos produtos ou serviços a serem vendidos. Mas como podemos usar o feedback dos clientes em receitas na prática?

Verifique a seguir!

Atenda o seu cliente como ele gostaria de ser atendido

Quem nunca foi mal atendido ao tentar realizar alguma compra? Talvez tenha sido a demora no atendimento, a postura ou o humor do vendedor ou como a loja tratou uma devolução ou troca — não importa.

Para evitar que situações assim aconteçam, é preciso que a empresa considere o atendimento ao cliente como o diferencial mais significativo.

O atendimento diferenciado começa quando a equipe de vendas é capacitada para atender o cliente da forma que ele gostaria de ser atendido. Ao usar de empatia, você poderá oferecer a melhor solução ao consumidor que, além de sair satisfeito, será um promotor do seu negócio.

É preciso captar os sinais emitidos pelo comprador em potencial, entendendo suas necessidades e preferências e oferecendo a solicitação que ele deseja no momento ideal.

Dê tratamento exclusivo para clientes fiéis

Infelizmente, a maioria das empresas costuma priorizar os novos clientes. Ao assistir à TV, você provavelmente se depara com promoções que prometem altos descontos nos 3 primeiros meses, por exemplo.

No entanto, pesquisas indicam que o cliente fiel é responsável por até 65% do faturamento da empresa. Sendo assim, nada mais justo que eles tenham um tratamento diferenciado.

Não espere que o seu cliente ligue reclamando e alegando que vai cancelar a conta ou o serviço. Surpreenda-o com ações para otimizar o relacionamento — como uma newsletter, cupons de desconto e um clube de fidelidade.

Outras alternativas são a antecipação de informações sobre lançamentos e ofertas, além do investimento em conteúdo personalizado, como embalagens especiais. Com esses “mimos”, o cliente se sentirá valorizado e poderá comprar ainda mais.

Monitoramento é sempre necessário

É comum que muitas empresas não estejam à disposição no momento em que seus clientes mais precisam. Se esse é o caso de seu empreendimento, você tem uma ótima brecha para alavancar as suas vendas.

Em vez de apenas vender, encante o cliente mostrando que está preocupado com os seus resultados. Disponha de um bom CRM (Customer Relationship Mangement), acompanhe a evolução do cliente e ofereça ajuda, sempre.

A atenção prestada ao cliente fortalecerá o relacionamento e gerará melhores resultados para ambos!

Receba feedback de clientes e preserve sua imagem

E se o cliente não gostar da organização, limpeza ou de determinado posicionamento de sua empresa? A resposta mais óbvia é que você corrigirá o problema. Mas como você saberá disso, afinal?

A falta de feedback do cliente poderá causar uma exposição da empresa de forma negativa. Comentários em redes sociais ou dentro da própria empresa, por exemplo, são consequências disso — e geram grande constrangimento.

Para preservar a imagem do negócio, uma boa dica é realizar uma pesquisa e utilizar questionários. Assim, você não precisará esperar o cliente sair para falar: poderá saber o que ele pensa e explorará rapidamente o problema.

Agora que você já sabe que o feedback de clientes é uma ótima ferramenta de receita para a sua empresa, não perca tempo: coloque essas dicas em prática e aumente as suas vendas!

E para receber ainda mais dicas como essa, curta a nossa página no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.