Gamificação para empresas: o que é e qual a vantagem de adotá-la?

O uso da tecnologia tem gerado muitos benefícios a diferentes segmentos de mercado, desde o setor educacional até o ambiente corporativo. Um bom exemplo disso está na gamificação para empresas, que é vista como um investimento em longo prazo capaz de ajudar a organização a otimizar muitos resultados.

É interessante lembrar a importância de elaborar estratégias alinhadas com o time de TI, pois esse setor dispõe de grandes potenciais para aumentar a retenção da rede de talentos e melhorar o clima organizacional de uma empresa que deseja dar passos firmes rumo ao futuro.

Nos tópicos abaixo, você aprenderá sobre este conceito que tem feito bastante sucesso nos locais de trabalho e verá as vantagens e a melhor maneira de implementá-lo na sua companhia. Portanto, continue conosco e boa leitura!

O objetivo da gamificação para empresas

Traduzido do inglês gamification, a gamificação é um conjunto de estratégias que visam alcançar um objetivo específico em que determinados indivíduos interagem com games. Esse conceito instalou-se no Brasil com a proposta de promover o engajamento e a motivação de determinado público.

No caso da gamificação para empresas, ela tem sido eficaz na construção de um ambiente totalmente comprometido a mostrar bons resultados de performance e dispor de trabalhadores mais empáticos quanto ao comprometimento dos outros membros do time.

Logo, ela constrói uma atmosfera em que há um equilíbrio entre a competitividade e o respeito mútuo. Esses dois aspectos são interessantes de serem trabalhados por uma liderança que deseja manter uma equipe campeã e dedicada a sempre superar metas.

Os benefícios da gamificação nas empresas

Todos sabem que uma equipe motivada tem o potencial de oferecer resultados surpreendentes no andamento dos fluxos de trabalho. Quando um líder estabelece uma cultura de feedback e mostra que reconhece os esforços dos colaboradores, a empresa melhora o clima organizacional.

Na gamificação para empresas, o ambiente corporativo se tornará mais dinâmico e permitirá uma integração produtiva entre departamentos diferentes. O martech, time formado por profissionais com conhecimento de marketing e assuntos na área de TI, é uma grande vantagem dessa junção.

Além dos trabalhos em conjunto e do aprimoramento das rotinas, ele gerará dados ao seu sistema de gestão para criar ações de endomarketing eficientes e colher informações valiosas que ajudarão a aperfeiçoar sua liderança.

A implementação da gamificação nas empresas

A gamificação para empresas é um investimento com a intenção de desenvolver grandes mudanças no clima organizacional. Portanto, é interessante escolher um objetivo específico na hora de organizar o planejamento estratégico desta estratégia.

Muitos empresários costumam dispor de games na empresa no intuito de estabelecer a mesma tática do concorrente. No entanto, sem uma finalidade específica e com falta de foco na saúde do seu negócio, a marca perde grandes chances de manter uma equipe de qualidade.

Por isso, é importante saber os melhores caminhos que oferecerão os resultados desejados. Logo, estude seu segmento, veja o contexto em que está inserido e identifique os principais gaps. Após essas etapas, procure construir um game que ajude a facilitar determinados problemas corporativos.

Por exemplo, há jogos em que é possível motivar os colaboradores a oferecer um atendimento mais rápido ao cliente. Essa medida poderá aumentar o senso de competitividade e fazer com eles enxerguem certos pontos que poderão ser melhorados no dia a dia.

É imprescindível ter regras bem estabelecidas, definir as diretrizes e também a missão do jogo. É bom lembrar que o gestor sempre deve acompanhar os rankings à procura de gargalos e promover melhorias dentro do setor desejado.

Durante a leitura deste artigo, você percebeu a importância da gamificação para empresas e o quanto ela pode colaborar com a otimização de resultados corporativos. Portanto, saiba agir com sabedoria na hora de promover melhorias no seu ambiente de trabalho.

Agradecemos por sua visita e não se esqueça de compartilhar este post em suas redes sociais para aumentar seu conhecimento sobre este assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.