Como os chatbots podem auxiliar na geração de leads? Entenda aqui

Nos últimos anos, a tecnologia digital tem se tornado cada vez menos um luxo e mais uma necessidade na rotina de qualquer pessoa — especialmente com o acesso mais fácil à internet e aos aparelhos móveis. Diante disso, as empresas também precisam se adaptar e começar a investir mais nesses meios, pois eles contribuem muito com a geração de leads ao longo do tempo.

Um bom exemplo disso é a ferramenta dos chatbots, que são cada vez mais usados em diversas formas de atendimento online. Além de serem bem práticos, eles também são a preferência para contato com muitos leads e clientes fidelizados. E você pode acompanhar essa tendência para aproveitá-la em sua estratégia de captação.

Quer entender melhor sobre o assunto? Então acompanhe e descubra o que são os chatbots e como eles podem contribuir com a geração de leads em seu negócio.

O que são os chatbots?

Provavelmente, você já teve contato com algum deles em algum momento. Ao entrar em um site ou tentar conversar com uma empresa por meio online, você foi direcionado para uma ferramenta de chat, em que a primeira resposta que recebeu veio de forma automatizada, total ou parcialmente. E, com base nessas respostas, você foi direcionado para determinados canais, recebeu alguma informação ou aguardou um atendente.

Isso é, essencialmente, um chatbot. Uma ferramenta de atendimento, um robô que conversa com você de forma limitada, mas que é capaz de responder a algumas dúvidas e oferecer informações úteis. Com ele, a empresa pode otimizar esse processo, tanto em quantidade quanto em qualidade. Considerando a preferência de certos públicos, pode ser que eles devam se tornar uma norma em sua empresa.

Como eles são usados na geração de leads?

Além de auxiliarem na comunicação direta com o público, os chatbots também podem ser usados como parte de uma estratégia de captação de leads, maximizando seus resultados em longo prazo. Basta saber como aplicá-la da forma certa.

Para ajudar você com isso, mostramos aqui algumas de suas principais aplicações e utilidades. Confira!

Automação parcial do atendimento

Um ponto que já mencionamos, mas que vale a pena reforçar, é que o chatbot contribui com a automação de alguns estágios do atendimento, especialmente durante os primeiros contatos. Assim, mesmo que não haja um atendente disponível no momento, ainda é possível que o lead tenha a informação que busca e continue para o próximo estágio do funil de vendas.

Isso é muito importante em negócios que fazem atendimento em larga escala, pois viabiliza um crescimento considerável do setor de atendimento, sem que você tenha que ampliar demais a equipe ou a infraestrutura. Da mesma forma, um processo automatizado, quando bem planejado, pode tornar o serviço mais eficiente e satisfatório para seu público.

Perguntas de triagem

Uma coisa importante a lembrar sobre os chatbots é que a qualidade deles para o cliente só depende do quão bem programados e planejados eles são. Uma tática comum para garantir o melhor atendimento e, consequentemente, a melhor geração de leads, é utilizar uma lista pré-programada de perguntas como forma de triagem para o cliente, determinando em que ponto do atendimento ele se encontra.

A ideia aqui é entender melhor qual é o problema do seu lead, identificar se ele apresenta alguma questão que pode ser resolvida apenas direcionando-o à informação certa e a qual setor ele deve ser encaminhado. É um método simples, mas eficiente, para poupar uma parte do tempo de atendimento e alcançar uma solução mais rapidamente.

Personalização de conteúdos e anúncios

Quando você treina sua equipe para fazer o atendimento ao público, é provável que você tenha um roteiro de fala ou instruções claras sobre como eles devem falar e que linguagem devem usar. E, dependendo do tipo de atendimento e do público, é interessante elaborar algumas variações nesse processo para melhorar a eficiência das suas conversões, com mudanças de linguagem e comportamento.

O mesmo princípio pode ser aplicado ao atendimento por meio de chatbots. Com a análise e o planejamento certos, você pode preparar diferentes abordagens de acordo com o perfil do seu público e permitir adaptações em tempo real, de acordo com determinadas condições. Dessa forma, você amplia bastante as possibilidades dessa ferramenta e melhora a qualidade das conversões para seus novos leads.

Captação de dados e indicadores de desempenho

O uso de ferramentas digitais para coletar informações e estatísticas sobre seu público não é nenhuma novidade. A inclusão dos chatbots como parte dessas opções é apenas um novo exemplo dessa estratégia. E, se for bem aplicada, ela também contribui com a geração de leads no dia a dia da sua empresa.

As listas de perguntas são o exemplo mais claro, pois apontam diretamente para o estágio de cada lead no funil de vendas. Porém, também é possível coletar outras informações, como o tempo médio de atendimento, o nível de satisfação e o índice de sucesso das soluções. Afinal, se o problema não for resolvido, é sinal de que você precisa reestruturar o método de atendimento do seu chatbot.

Envio de cupons promocionais

Por fim, mas não menos importante, essa e outras formas de atendimento automatizado são muito úteis para manter contato com seus leads e aumentar suas chances de conversão em clientes. Especialmente daqueles que já estão em sua base de contatos e só precisam de mais um pequeno incentivo para darem o próximo passo no funil de vendas.

Os cupons promocionais, códigos ou cadastros que geram desconto ou benefício em um produto ou serviço específico são uma ferramenta comum em várias estratégias de venda. O que o chatbot pode fazer é distribuir esses cupons com base em determinados padrões, como tempo de inatividade, número de contatos, tema das mensagens, estágio de compra, entre outros. Mais uma vez, se você programá-lo da forma certa, então ele será bem eficiente para atrair mais leads.

Agora que você tem essas dicas, pode começar a usar o chatbot como parte de sua estratégia de geração de leads. Com a ajuda da plataforma certa, será bem mais fácil aproveitar essa estratégia.

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