Entenda como melhorar a gestão de tempo e produtividade do seu negócio

Apesar de a gestão de tempo e produtividade não ser um tema novo no ambiente corporativo, o mercado atual enxerga a relevância dessas questões para garantir a competitividade das empresas, em face do aumento da concorrência e do dinamismo empresarial. 

Por esse motivo, ações cotidianas, mesmo que pequenas, no sentido de otimizar esses aspectos estão sendo realizadas, com resultado positivos. Se você quer saber como melhorar isso em seu negócio, não perca este conteúdo!

Qual a relação entre gestão de tempo e aumento da produtividade?

Basicamente, a gestão de tempo é um dos elementos fundamentais para assegurar o aumento da produtividade. Enquanto o primeiro visa planejar e organizar de maneira lógica as atividades, a segunda é resultado disso. Ela também afeta tal programação à medida que quanto menor for a capacidade de produzir, menos tempo fica disponível.

Como melhorar a gestão de tempo e produtividade em uma empresa?

Todos na empresa têm responsabilidade para uma boa gestão de tempo e produtividade. Afinal, é a equipe quem, a partir da implementação das melhores estratégias, otimiza isso. Veja como a seguir!

Mapeie e otimize os processos

O primeiro desafio para uma gestão de tempo e produtividade eficientes são os processos mal estruturados e com tarefas desnecessárias ou duplicadas. Ao mapear tais atividades em um fluxograma, é viável identificar onde ocorrem tais erros e otimizar seu andamento. Somente desse modo os recursos são bem utilizados.

Planeje a rotina

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, planejar a rotina não é definir o que será feito a cada segundo, e sim organizar as ações necessárias de uma forma lógica, evitando gastar tempo com o que não agrega aos resultados.

Estabeleça prazos e metas

Tanto prazos quanto metas são meios eficientes de melhorar a gestão de tempo e produtividade. Eles servem de guia para entender o que precisa ser entregue. Estabelecer objetivos diários, semanais e mensais aumenta o controle sobre a rotina, bem como o foco.

Defina prioridades

Outro exemplo de ineficiência que contribui para a queda da produtividade é o desperdício de tempo e esforços em ações secundárias. Não só o rendimento e a performance perdem com isso, como também os resultados do negócio caem. Assim, priorizar faz toda a diferença.

Delegue tarefas

Delegar tarefas é uma das maneiras mais efetivas de priorizar sem que nada deixe de ser feito. Entretanto, não basta repassar atribuições para quem tem tempo, a fim de ser realmente produtivo é preciso escolher as pessoas certas. Além disso, não são todos os processos que podem ser descentralizados, apenas aqueles que contam com profissionais aptos e não dependem de decisões constantes para fluírem.

Lance mão de tecnologias e ferramentas

Soluções tecnológicas e ferramentas metodológicas são duas importantes aliadas da gestão do tempo e produtividade. Elas automatizam processos, aumentam a capacidade de atendimento e oferecem as melhores práticas para tanto.

Quais os benefícios de colocar isso em prática?

Agir para otimizar a gestão do tempo e produtividade na empresa exige esforço, porém não é sem recompensa, já que oferece benefícios como:

  • melhora o desempenho da equipe;
  • aumenta o foco dos profissionais;
  • reduz erros e desperdícios;
  • gera entregas mais ágeis e qualificadas;
  • amplia a produção e os resultados;
  • diminui os atritos entre os colaboradores por atrasos;
  • minimiza custos e maximiza o retorno de investimentos em pessoal.

Não é possível negar a importância da gestão do tempo e produtividade no negócio. Os ganhos cotidianos que gera permitem bons resultados em curto, médio e longo prazos. Assim, melhorar esses aspectos é fundamental para ampliar a competitividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.